Muito se fala sobre colesterol e diabetes, mas você já parou para pensar nas diferenças entre essas duas doenças? Apesar de possuírem algumas semelhanças e relações, elas não são a mesma coisa e nem sempre estão relacionadas com o estilo de vida. 

Entendendo a diabetes

A insulina é um hormônio essencial à vida, sendo imprescindível para o bom funcionamento do organismo, já que atua no metabolismo de todos os nutrientes. O diabetes acontece quando o organismo para completamente de produzir a insulina ou torna-se resistente à ela. 

Tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 geralmente acontece na infância e não está relacionada com o estilo de vida, é uma condição autoimune causada pelo corpo que ataca seu próprio pâncreas com anticorpos, deixando de produzir insulina.

Já o diabetes tipo 2, o tipo mais comum, responsável por cerca de 90% dos casos em adultos, é quando o corpo torna-se resistente à insulina e está diretamente ligada a um estilo de vida não saudável e ao sobrepeso.

Entendendo o colesterol

Composto químico gorduroso fundamental para o funcionamento do organismo, quando acontece um desequilíbrio e os níveis de colesterol ruim ficam muito altos, diversos problemas de saúde podem surgir, entre eles as doenças cardíacas. 

Tipos de colesterol

Colesterol HDL – conhecido popularmente como “bom colesterol”, ele é responsável por transportar as gorduras de dentro das artérias até o fígado, de onde serão eliminadas do organismo.

Colesterol LDL – conhecido como “mau colesterol”, quando em níveis mais altos, o LDL pode se acumular nas artérias e bloqueá-las, impedindo a passagem de sangue e causando uma série de complicações.

Colesterol VLDL – é um tipo de colesterol que transporta mais triglicérides (outro tipo de gordura presente no sangue) do que colesterol. Os níveis mais altos de VLDL podem causar acúmulo de gordura nas artérias, o que também aumenta os riscos de doenças cardíacas.

Relação entre diabetes e colesterol

O desenvolvimento do colesterol alto depende, basicamente, do estilo de vida que levamos. Entre os principais estão o fumo, obesidade, sedentarismo, histórico familiar e a alimentação. No entanto, pessoas com diabetes também são mais suscetíveis a possuírem baixos níveis de colesterol HDL “bom” e níveis elevados de colesterol LDL “mau”, já que assim como o tabagismo, o açúcar elevado no sangue pode danificar as paredes arteriais.

Quais são as semelhanças

Tanto o colesterol alto, quanto o diabetes tipo 2, estão diretamente ligados com um estilo de vida sedentário, dieta rica em gordura e açúcar e sobrepeso. Isto sem falar que, como citado acima, pessoas com diabetes também são mais suscetíveis a possuírem baixos níveis de colesterol HDL “bom” e níveis elevados de colesterol LDL “mau”.

Quais são as diferenças

Chamamos de colesterol quando há um excesso de colesterol alto no sangue, o que pode aumentar o risco de doenças do coração. Por sua vez, a diabetes é quando o organismo para completamente de produzir a insulina ou torna-se resistente à ela. 

Quais os principais sintomas da diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa simplesmente não tem consciência dela. Sendo assim, além de manter um estilo de vida saudável, é importante que você saiba os principais fatores de risco associados à doença.

Quais são os principais sintomas do colesterol

O colesterol alto é uma doença silenciosa e a única maneira de saber os níveis de colesterol é através do exame de sangue. O que acontece é que, o excesso de colesterol pode gerar um depósito de gordura no fígado, que pode gerar sintomas, como: inchaço na região do abdômen, sensibilidade na região da barriga, halitose, dores de cabeça e fadiga.

Como é o tratamento da diabetes

No caso da diabetes tipo 1, o tratamento é feito através da insulinoterapia, que são as injeções de insulina feitas pela própria pessoa. Já no caso da diabetes tipo 2, é necessário adequar o estilo de vida, adotando um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos regularmente, monitorando os níveis de glicemia e tomando a medicação prescrita pelo seu médico.

Como é o tratamento do colesterol

O tratamento contra o colesterol alto é feito através da adequação no estilo de vida, abandonando de vez por todas o sedentarismo e adotando uma alimentação saudável. Porém, dependendo do nível do colesterol é preciso fazer um tratamento com o medicamento indicado pelo seu médico. Em ambos os casos, no entanto, é essencial manter o equilíbrio na alimentação, comendo certos alimentos e evitando outros.

BR-NON-00621 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.