Saúde Feminina • Saúde MSD

Saúde Feminina1
As infecções vaginais, como candidíase, vaginose bacteriana e tricomoníase, estão entre as queixas mais comuns nos consultórios ginecológicos, afetando cerca de 75% das mulheres. Sintomas como corrimento, irritação, coceira e ardor são sinais de alerta que exigem atenção e cuidados adequados, e a higiene íntima correta é a base para prevenir esses problemas.
Veja aqui algumas recomendações:
- Evitar sabonetes perfumados e optar por produtos específicos para a área, preferencialmente de laboratórios confiáveis.
- Recomenda-se, no toalete, limpar a região íntima de frente para trás.
- Ao evacuar, prefira realizar uma lavagem ou utilizar lenços umedecidos neutros, como aqueles próprios para bebês, limpando a área para remover os resíduos de fezes e bactérias.
- A escolha de roupas íntimas de algodão, que permitem maior ventilação, é altamente recomendável para evitar irritações e proliferação bacteriana.
A falta de higiene pode levar ao acúmulo de bactérias e suor, causando odor e desconforto, mesmo na ausência de infecções, e a longo prazo, a negligência com a higiene íntima pode deixar a mulher mais exposta a bactérias provenientes do intestino, aumentando o risco de infecções e complicações graves, como infecções urinárias, inflamações nas trompas e até infertilidade.
Cuidados durante a menstruação1
Durante o período da menstruação, intensificar os cuidados é essencial para manter a saúde íntima. Aqui estão algumas recomendações para diferentes tipos de absorvente:
- Absorventes internos (tampões): troque de preferência a cada 4 horas, dependendo do fluxo menstrual; manter o absorvente interno por muito tempo no meio vaginal pode levar a proliferação bacteriana e risco de infecções.
- Absorventes externos: em geral, devem ser trocados a cada 3 a 4 horas, variando de acordo com a intensidade do fluxo.
- Absorventes reutilizáveis (feitos de materiais laváveis, como pano ou silicone): as instruções de troca podem variar, mas costumam ser semelhantes às dos absorventes externos descartáveis. Sempre leia as orientações do fabricante.
- Coletor menstrual: esvazie de preferência a cada 4 horas, também dependendo da intensidade do fluxo menstrual e das instruções do fabricante. Manter o coletor inserido por muito tempo pode levar a proliferação bacteriana e risco de infecções
Adotar hábitos simples e escolher produtos adequados são passos essenciais para garantir a saúde íntima e prevenir problemas a longo prazo. Cuidar da saúde vaginal é cuidar da saúde como um todo.
Referência
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Saúde Feminina: Infecções vaginais são uma das queixas mais comuns entre as mulheres que buscam atendimento ginecológico. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1846-saude-feminina-infeccoes-vaginais-sao-uma-das-queixas-mais-comuns-entre-as-mulheres-que-buscam-atendimento-ginecologico. Acessado em 28 de janeiro de 2025.
Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá te orientar sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.
BR-DIA-00607 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2025 VÁLIDO POR 2 ANOS