Antigamente praticamente inexistente, hoje muitas crianças apresentam níveis de colesterol elevados. Resultado do excesso de alimentos industrializados, vida sedentária, ou, problemas hereditários, muitas vezes o problema passa despercebido, já que análises de sangue em crianças não é comum. Por isso, é preciso estar atento sobretudo ao estilo de vida e ao peso das crianças.

Colesterol alto em crianças

O colesterol alto em crianças pode ter, essencialmente, duas causas: a genética, relativamente comum quando o colesterol LDL (colesterol ruim) afeta vários membros da mesma família; e o estilo de vida pouco saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira dosagem de colesterol deve ser feita entre 9 e 11 anos. No entanto, crianças mais novas que apresentam problemas como obesidade e doença cardíaca devem realizar o quanto antes.

Quais os níveis de colesterol ideais para crianças

Colesterol total

  • Aceitável: <170
  • Limite: 170-199
  • Elevado: >200

Colesterol LDL

  • Aceitável: <110
  • Limite: 110-129
  • Elevado: >130

Em crianças, os sintomas são diferentes?

Assim como nos adultos, o colesterol alto não apresenta sintomas às crianças. Contudo, é possível que apareçam alguns sinais como nódulos, que resultam da deposição e acúmulo de colesterol nos tendões ou na pele em volta dos olhos e pálpebras.

Qual tratamento ideal para crianças?

Antes de tudo, é preciso que as crianças percam peso através da adequação da dieta e da prática de exercícios físicos. Se este for o caso de seu filho, é importante que ele faça outras atividades além da educação física na escola. 

criança-colesterol
Dieta para crianças com o colesterol alto
  • Limite doces e refrigerantes;
  • Limite a gordura saturada e gordura trans;
  • Aumente o consumo de fibra;
  • Consuma vegetais e frutas;
  • Diminua o açúcar;
  • Evite bolos, bolachas, balas e chocolates.
Como evitar o colesterol alto em crianças

Se sua família apresenta casos recorrentes de colesterol alto e seu filho estiver acima do peso, é importante que ele realize exames para conferir seus níveis de colesterol. Além disto, limite a televisão e o videogame e incentive seu filho a fazer esportes e a realizar atividades físicas. Em relação à alimentação, o ideal é reduzir ao máximo os alimentos industrializados, não deixá-lo comer entre as refeições e ingerir cereais, frutas e vegetais. Para uma boa saúde, a melhor atitude que podemos ter é uma dieta mais próxima possível daquela que nossos avós tinham!

BR-NON-00487 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS.

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.