frutas diversas

Algumas são muito populares, outras mais raras e exóticas, mas não é segredo para ninguém que as frutas são alimentos saudáveis e podem ser incluídas em todas as refeições. Desde o café da manhã até a ceia antes de dormir. Além de serem excelentes fontes de energia, ajudam também a liberar as toxinas do nosso organismo e reforçar o sistema imunológico. 

Tipos de frutas

Incluir frutas na dieta aumenta consideravelmente o consumo de vitaminas, que variam de acordo com cada tipo de fruta. Por exemplo, as frutas alaranjadas ou amareladas, como o mamão, a manga e o pêssego, são boas fontes de vitamina A

As frutas também são fonte de minerais importantes para a manutenção do organismo. A banana, por exemplo, é conhecida por ser rica em potássio, a goiaba em cálcio e a laranja em ferro e fósforo.

Benefícios

Além de vitaminas e minerais, as frutas também trazem uma série de benefícios à saúde do corpo. Elas:

  • Auxiliam no controle do peso;
  • Diminuem os níveis de colesterol “ruim”;
  • Facilidade, podendo ser consumidas frescas, em sucos, acompanhando saladas, assadas, etc;
  • Proporcionam um alto teor de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino;
  • Fortalecer o sistema imunológico; e
  • Combatem os radicais livres, que propiciam o desenvolvimento de câncer e o envelhecimento precoce.

No entanto, para usufruir dos diversos benefícios que as frutas podem proporcionar, é importante que adultos consumam diariamente de 3 a 5 porções (equivalente a 400 g de frutas). 

Dica

Inclua frutas nos pequenos lanches, aqueles que costumamos fazer entre as refeições. Uma alimentação variada e rica em frutas oferece vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde. Por isso, sempre procure orientação médica e nutricional para melhorar a compreensão de quais opções são recomendadas para a sua dieta.

BR-NON-01024 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2021 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde. Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.
prato-de-salmão

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.