A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é um condição de saúde em que há uma elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias.

Além deste fato, é comum a pressão alta vir acompanhada de outras doenças como: obesidade e colesterol LDL elevado. 

Mesmo sendo uma doença grave, existem formas simples de prevenir a hipertensão. Manter uma dieta equilibrada com pouco sal e gorduras, também ingerir frutas e vegetais.

Esta tarefa não é tão simples, com isso, confira algumas bebidas que contém alguns ingredientes que podem contribuir no controle da pressão.

1) Suco de tomate 

O tomate contém nutrientes importantes que ajudam no controle da hipertensão. Entre eles, destaca-se o mineral potássio, que tem efeito dilatador nas veias e diminui a pressão arterial.

2) Suco de Beterraba 

Este suco é bastante eficaz para diminuir a pressão. Isso porque a beterraba contém nitrato, que melhora a dilatação das veias, o fluxo sanguíneo e a passagem do oxigênio.

3) Suco de ameixa 

A ameixa contém potássio, logo, este suco auxilia o controle da hipertensão. O mineral ajuda a equilibrar o sódio do organismo e, como consequência, ajuda a baixar a pressão arterial.

4) Suco de romã

A romã contém nutrientes importantes como a vitamina C, que são potentes anti-inflamatórios e, por isso, podem reduzir a pressão.

5) Suco de frutas vermelhas 

As frutas deste suco (cranberry, mirtilo, morango e framboesa) reduzem a pressão e aumentam a concentração de colesterol HDL (BOM). 

Outro fator é a presença de flavonoides.

6) Chá verde

Tomar uma xícara de chá morno antes de dormir ou gelado para se refrescar também pode ser um benefício para quem tem hipertensão, principalmente a longo prazo. Este chá é rico em potássio, que está diretamente associado à redução da pressão.

7) Leite desnatado 

O leite desnatado é recomendado para pessoas que já têm doenças como colesterol alto, hipertensão, obesidade, síndrome metabólica e dislipidemia.

Além disso, é importante incluir atividades físicas regulares, um estilo de vida mais saudável é essencial para o controle da hipertensão.

Fontes: 

V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 89, n. 3, p. e24-e79,  Sept.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007001500012&lng=en&nrm=iso>. access on  02  Feb.  2021. 

BRICARELLO, Liliana Paula et al . Abordagem dietética para controle da hipertensão: reflexões sobre adesão e possíveis impactos para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 4, p. 1421-1432,  Apr.  2020 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000401421&lng=en&nrm=iso>. access on  02  Feb.  2021.  Epub Apr 06, 2020.  https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.17492018.

BR-NON-00916 produzido em maio de 2021

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.