O exercício físico é uma parte importante do plano de tratamento para o diabetes, tanto que o aumento diário na dedicação às atividades físicas pode ajudar a administrar melhor a doença. O exercício físico pode ajudá-lo a queimar calorias, o que auxilia no controle do

peso, controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, reduzir o risco de ter uma doença cardíaca e sentir-se melhor de forma geral.

atividade física

Ser uma pessoa ativa pode ser simples e divertido

Para promover uma mudança de comportamento imediata, comece com exercícios mais leves. Passar de uma rotina sedentária para cargas de exercícios com alta intensidade pode provocar lesões e outros problemas.

De início, tente fazer pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos de intensidade moderada. Isso pode ser traduzido como uma caminhada acelerada, 3 vezes por semana, por exemplo.

Além disso, existem algumas formas de deixar o momento do exercício mais convidativo. Veja aqui algumas dicas para motivar essa nova rotina:

  • Caminhe com um amigo. O tempo passa rápido quando se está conversando. É menos provável que você deixe de ir caminhar quando há alguém contando com a sua presença.
  • Faça uma faxina em casa. Tirar pó, passar o aspirador, esfregar o chão e lavar as janelas ajudará você a queimar calorias.
  • Apare a grama. Se puder, use um aparador de grama para queimar calorias enquanto dá um trato em seu jardim.
  • Vá devagar quando for carregar as compras. Quando for entrar em casa com as compras de supermercado, entre com uma sacola de cada vez.
  • Aproveite momentos de lazer e diversão. Leve seus filhos ou netos a um parquinho infantil e divirta-se com eles.
  • Opte pelas escadas. Suba e desça escadas fixas em vez de ir de elevador ou escada rolante.
  • Nade e agite-se na água. Faça aulas de hidroginástica ou natação.

Lista de controle de atividades diárias

Outra coisa que pode contribuir muito com a nova rotina de exercícios é o planejamento. Separe um tempo na agenda para se exercitar. Marque um compromisso consigo mesmo, dessa forma você não poderá usar a correria do dia a dia como desculpa para não se exercitar. Além disso, mantenha registro de suas atividades, seja você iniciante ou avançado. Use um caderno, calendário, planilha, celular ou agenda on-line para registrar o seu progresso.

Para saber mais sobre diabetes, acesse:

Sociedade Brasileira de Diabetes

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes

BR-NON-01023 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2021 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.