Posição da cabeça está relacionada a danos na coluna?
Postado em 03/12/2019

Dores nas costas são um problema cada vez mais comum, e podem estar relacionadas a sedentarismo, obesidade ou má postura. A má postura é a principal causadora de desconforto e de problemas como: hérnia de disco, escoliose e lombalgia.
As dores na região cervical estão associadas, principalmente, à inclinação da cabeça. A cabeça de um adulto pesa cerca de 6 kg e incliná-la para olhar o celular ou ler um livro durante logos períodos pode causar danos preocupantes. Dependendo do grau de inclinação, o peso exercido sobre a coluna cervical pode ser de até 27 kg:
- No ângulo de 0°, a cabeça exerce cerca de 6 kg sobre a coluna.
- No ângulo de 15°, a cabeça exerce cerca de 12 kg sobre a coluna.
- No ângulo de 30°, a cabeça exerce cerca de 18 kg sobre a coluna.
- No ângulo de 45°, a cabeça exerce cerca de 22 kg sobre a coluna.
- No ângulo de 60°, a cabeça exerce cerca de 27 kg sobre a coluna.
4 passos que ajudam a corrigir a postura
Realizar alguns exercícios diários por de 20 a 30 minutos, 3 vezes por semana, pode melhorar a postura e diminuir as dores nas costas. A coluna cervical, assim como os músculos e as e articulações, pode ser treinada para manter seu alinhamento.
- Passo 1: Aperto de mãos. Em pé, com os braços para trás, una as mãos como se fosse dar um aperto de mãos. Suavemente, ainda com as mãos unidas, puxe os ombros para trás sem mover o pescoço. Os ombros devem ser puxados até você sentir os músculos do peito se abrirem. Essa posição deve ser mantida por 30 s.
- Passo 2: Batente da porta. Após alongar os ombros, alongue o peito. Em pé, coloque os pés um pouco a frente do batente da porta e com as mãos apoiadas no batente, incline o corpo para frente. Esse exercício alonga o peito e os ombros, e deve ser mantido por 30 s.
- Passo 3: Escápulas. Esse exercício ajuda o corpo a reconhecer o posicionamento correto. Sentado, procure unir as escápulas (ossos das costas que ficam atrás dos ombros) como se estivesse tentando segurar algo entre elas. Mantenha os ombros para baixo. Esse exercício deve ser mantido por 10 s e repetido 10 vezes por dia.
- Passo 4: Alongamento deitado. Esse exercício pode ser praticado ao acordar ou na hora de dormir. Deite na cama com os pés no chão. Seus joelhos devem estar flexionados e para cima, e seus braços estendidos longe do corpo, com as palmas para cima. Alongue levemente as costas e os ombros. Esse exercício deve ser mantido por cerca de 10 min.
BR-NON-00074 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS