Exercícios que aliviam as cólicas menstruais

Postado em 24/04/2022

3 exercícios que podem aliviar as cólicas menstruais

Cólicas menstruais são um assunto doloroso e recorrente para grande parte das mulheres. Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 70 a 90% das mulheres sofrem com as cólicas menstruais. A dor intensa e a incapacidade produtiva durante os episódios de cólica podem provocar mudanças de humor, inchaços e desânimo. Além disso, pode tirar o foco até das mais rigorosas praticantes de atividades físicas.

Contudo, os exercícios físicos aumentam a taxa metabólica, da mesma forma que favorecem a circulação sanguínea, otimizando o transporte de oxigênio e nutrientes essenciais para as funções do corpo. Eles também estão associados à produção de hormônios como, por exemplo, a endorfina, que dá sensação de bem-estar além de aliviar as dores desse período.

Para ajudar a trazer uma melhora nos sintomas e não deixar de realizar as atividades físicas que trazem tantos benefícios ao corpo, selecionamos 3 atividades que exercitam a região pélvica e certamente vão ajudar no combate às cólicas menstruais.

Ponte com extensão de joelhos na bola

Ponte com extensão de joelhos na bola. Esse exercício ajuda no equilíbrio do corpo, da mesma forma que fortalece os glúteos e a região posterior da coxa e do abdômen. Durante o exercício, procure manter a coluna alinhada e evite movimentar a bola.

  • Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo. Estenda as pernas e apoie os calcanhares e as panturrilhas na bola;
  • Mantendo os braços e as mãos no chão, contraia os músculos abdominais e os glúteos;
  • Levante o quadril até atingir a posição de “prancha”; e
  • Volte a posição inicial lentamente.
Gato

Gato. Praticar esse exercício corretamente, sem sobrecarregar a coluna, melhora a estabilidade torácica e do abdômen, além de ajudar na postura e na concentração.

  • Apoie-se nos punhos, que devem estar posicionados na direção dos ombros, e nos joelhos, que devem estar alinhados com o quadril, mantendo as costas relaxadas;
  • Leve o queixo em direção ao peito e faça um arco, levantando as costas, e contraia os glúteos; e
  • Retorne a posição inicial lentamente e realize o exercício na direção oposta, direcionando o olhar para cima e a coluna para baixo, fazendo uma curvatura inversa à anterior.
Sitting up

Sitting up. Sem a necessidade de aparelhos, esse exercício busca o fortalecimento abdominal.

  • Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo;
  • Eleve os braços acima da cabeça;
  • Leve lentamente os braços em direção aos pés, como se fosse sentar, e alinhe a coluna; e
  • Volte lentamente para a posição inicial.


BR-NON-01024 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2021 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.