Close Mobile Navigation

Saúde íntima da mulher

Quando falamos de saúde feminina, a primeira coisa em que pensamos é a prevenção do câncer de mama, mas tão importante quanto preveni-lo é o cuidado com a higiene íntima. A higiene íntima, assim como escovar os dentes e tomar banho, deve ser parte do cuidado diário com o corpo. O asseio elimina odores e previne infecções bacterianas ou por protozoários, e a proliferação de fungos.

A região íntima feminina possui uma proteção natural, a flora vaginal, que é uma população de bactérias do grupo Lactobacillus casei. Essas bactérias convertem lactose e outros açúcares simples em ácido lático, acidificando a região e prevenindo a proliferação de microrganismos nocivos. A proteção oferecida pela flora não é completa, e por isso, é necessária a higiene adicional.

A higiene íntima não significa higiene interna e não deve ser excessiva. A limpeza deve se concentrar na área da vulva e não envolver a vagina, que não necessita de uma limpeza intensa e possui pH menos ácido. Preferencialmente, devem ser realizadas três higienizações ao dia, dando-se atenção especial à parte externa, cuidando para que não se acumule esmegna, resíduo branco formado pela combinação de células epiteliais, óleo e gordura genital, nas pregas de pele dessa região.

Precauções

BR-NON-00057 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

“O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.”

Já conhece os nossos livros de receitas?

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.