O que causa infecção urinária? Conheça as causas, os sinais e os sintomas
A infecção urinária pode acontecer em qualquer parte do sistema urinário, afetando os rins, a bexiga e a uretra, por exemplo. Estima-se que, pelo menos, 30% das mulheres apresentem infecção urinária durante a vida. As mulheres têm 50 vezes mais chances de contrair infecções urinárias. O canal da uretra feminino, pelo qual a urina é eliminada, mede cerca de 5 centímetros, enquanto que o masculino pode chegar a 22 centímetros, por isso, as bactérias podem alcançar a bexiga mais rápido nas mulheres.
Sinais e sintomas
Os tipos, os sinais e os sintomas variam com o local da infecção. A cistite, considerada a mais comum, é a infecção que acomete a bexiga e seus sinais e sintomas incluem:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Vontade de urinar frequente e intensa;
- Urina com sangue;
- Incontinência urinária;
- Dor pélvica;
- Urina com coloração esbranquiçada ou turva;
- Urina com cheiro desagradável;
- Dor no reto.
Os tipos, os sinais e os sintomas variam com o local da infecção. A cistite, considerada a mais comum, é a infecção que acomete a bexiga e seus sinais e sintomas incluem:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Calafrios e febre acima de 38 °C;
- Dor em um dos lados das costas;
- Enjoos e vômitos.
Causas
Diversos fatores podem aumentar o risco de infecções urinárias. A maioria das infecções é causada pela bactéria Escherichia coli, que habita o intestino. Entre os fatores de risco, podem ser citados:
- Falta ou excesso de higiene íntima: a falta de higiene íntima favorece a proliferação de bactérias na região vaginal, que podem alcançar a bexiga. Em caso de higiene excessiva, a flora vaginal, composta por bactérias protetoras, pode ser afetada. Recomenda-se evitar duchas íntimas, sprays com aromas ou outras substâncias que desequilibrem a flora vaginal;
- Segurar a urina por longos períodos: manter a bexiga cheia pode contribuir para a proliferação de bactérias;
- Baixa imunidade: com a imunidade comprometida, o corpo não consegue se defender e impedir a proliferação das bactérias;
- Constipação: além de causar desconfortos abdominais, nesses casos, as bactérias do intestino podem alcançar e contaminar a uretra;
- Desidratação: não beber, pelo menos, a quantidade diária recomendada de água faz com que o corpo diminua o desejo de urinar e aumente a concentração de bactérias;
- Diarreia: algumas bactérias podem alcançar a uretra, principalmente nas mulheres.
CORP-1278732-0000 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS
Você Sabia?
—
Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!
O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.
“O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.”
Já conhece os nossos livros de receitas?
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.