É normal engordar durante a gravidez

Postado em 30/04/2020

É normal engordar durante a gravidez?

O ganho de peso durante a gestação é algo comum e natural. Estima-se que, em média, durante uma gestação de 40 semanas uma mulher engorde de 7 a 15 kg, porém esse valor varia de acordo com o peso que a mãe tinha antes de engravidar. Em uma gestação saudável, a mulher ganha, aproximadamente, 2 kg no primeiro trimestre da gestação e, a partir do quarto mês, 0,5 kg por semana. Esses valores também são influenciados pelo estilo de vida da mãe antes e durante a gestação.

O ganho de peso é justificável:

  • Um bebê pesa em média 3,3 kg ao nascer;
  • A placenta, órgão que transmite os nutrientes para o bebê, pesa 700 g;
  • Os seios podem ganhar cerca de 400 g;
  • A camada muscular do útero cresce e chega a pesar 900 g a mais;
  • Cerca de 1,2 kg extras de sangue circulam no corpo da mãe;
  • O corpo materno pode acumular aproximadamente 4 kg extras de gordura para garantir o estoque energético na fase de amamentação;
  • Além do líquido amniótico que envolve o bebê, o organismo materno acumula cerca de 2 kg extras de líquidos.

Não é possível determinar a quantidade exata de peso que a mãe irá ganhar durante a gestação. Porém, de acordo com o seu índice de massa corpórea (IMC) é possível estimar uma faixa de ganho de peso que é considerada saudável:

IMC antes de engravidar Ganho de peso ideal
< 18,5 de 13 a 18 kg
de 18,5 a 25 de 11,5 a 16 kg
de 20 a 30 de 7 a 11,5 kg
> 30 de 5 a 9 kg

Fonte: Adaptado de https://brasil.babycenter.com/a2100201/ganho-de-peso-na-gravidez, acessado em 05 de fevereiro de 2020, às 12 horas.

Ao engravidar, é importante manter uma alimentação saudável. Nada de comer por dois, como diz o ditado popular. Uma dieta de 2.000 calorias diárias, reforçadas com 200 calorias extras no último trimestre, é suficiente para manter o bom funcionamento do organismo e o desenvolvimento do bebê. Confira 3 dicas:

  • Reforce o consumo de proteínas (carne, peixe, ovos e grãos);
  • Alimentos como leite e seus derivados oferecem maior quantidade de cálcio, nutriente necessário para a boa formação do bebê;
  • Amêndoas e castanha-de-caju são fontes ricas de gorduras “boas”, importantes tanto para a mãe quanto para o bebê.

Consulte seu(ua) médico(a) e/ou o(a) nutricionista para mais recomendações e uma dieta de acordo com as suas necessidades pessoais.




BR-NON-00168 PRODUZIDO EM MARÇO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.