Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem atualmente cerca de 422 milhões de adultos diabéticos no mundo, sendo que 90% possuem o diabetes tipo 2, muitas vezes associada à vida desregrada e má alimentação. É importante ressaltar que, uma vez diagnosticada a doença, é preciso controlá-la através de uma alimentação saudável, exercícios físicos e medicamentos prescritos pelo seu médico. No entanto, alguns chás podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, desde que o médico ou nutricionista autorize, é claro!

Chás benéficos para quem tem diabetes

Lembre-se de que o chá por si só não faz milagres e que ele deve estar sempre acompanhado de uma dieta restrita em carboidratos, açúcares e gorduras. Ah, e não exagere, já que muitos chás possuem cafeína e substâncias estimulantes devem ser limitadas a 300 ml ao dia, cerca de 3 xícaras. Troque o açúcar pelo adoçante de seu gosto ou simplesmente tome o chá sem adoçar. Esta é uma maneira eficaz de acostumar seu paladar a uma dieta sem (ou, quase sem) açúcar.

Chá verde

Bastante consumido pelos orientais, pesquisas mostram que a prática pode estar diretamente ligada com a boa forma dos japoneses, que costumam ser magros e apresentam uma das taxas de longevidade mais elevadas do planeta. O ideal é que ele seja consumido logo após as refeições, pois retarda a conversão de carboidratos em glicose, o que faz com que os níveis de açúcar no sangue não fiquem tão elevados. 

Chá mate

Além de inibir a produção de glicose no fígado, o chá mate tem o poder de diminuir a atividade receptora de glicose no intestino. O ideal é misturar 3 colheres de chá mate em um litro de água quente e ir tomando durante o dia.

Chá de canela

Famosa entre os diabéticos, a canela possui um componente chamado hidroxi-metil-chalcona, que imita o efeito da insulina no corpo. E quando a especiaria é preparada em água quente e consumida como chá, pode auxiliar no controle da glicose. Coloque 3 paus de canela em 1 litro de água e deixe ferver, depois tape a panela até amornar, e beba o chá diversas vezes ao dia. No verão, faça a mesma coisa, mas leve o chá à geladeira antes de beber. Atenção: a canela não é indicada para mulheres grávidas!

Chá de carqueja

Sejamos sinceros: o chá de carqueja está longe de ser gostoso, mas é eficaz e é isto que importa, não é mesmo? Isto porque, a erva tem ação vasodilatadora, o que promove o bom funcionamento do sistema circulatório e ajuda a baixar o nível de glicose no sangue. Tente tomar 3 xícaras por dia e refaça o exame de sangue após um mês para conferir se está fazendo efeito.

Chá de camomila

Existe chá mais democrático do que o de camomila? Bom para dormir e acalmar o estômago, ele também ajuda a controlar o diabetes, já que reduz a taxa de glicose no sangue, transformando-a em glicogênio. Isto sem contar que a camomila também protege as células beta do pâncreas, que podem ser danificadas pela hiperglicemia.

Chá de hibisco

O chá de hibisco ganhou fama nos últimos anos, pois ajuda na redução da gordura abdominal e também do colesterol ruim (LDL), sendo um ótimo aliado de quem faz dieta. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o hibisco ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue como também à insulina.

Cuidados que você deve ter com os chás

Na hora de comprar seu chá, dê preferência a produtos naturais e menos industrializados e não exagere na dose. Não é porque o chá vem da natureza, que ele não faz mal, é preciso estar atento aos efeitos que ele causa no corpo como um todo. Por exemplo, muitos diabéticos podem ser hipertensos, e por isto devem evitar o chá verde, que tem efeito termogênico, aumentando as chances de um infarto. A boa saúde é resultado de uma vida regrada, boas noites de sono, exercícios físicos regulares e alimentação saudável.

BR-NON-00487 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.