Close Mobile Navigation

Alimentos importantes para a saude do diabético

Exames regulares, controle da glicemia e tratamento com medicamentos prescritos pelo médico são essenciais na vida do diabético, mas não se esqueça que a chave para uma vida saudável e equilibrada mora, sobretudo, na alimentação.

Como você já deve saber, o diabetes é uma doença que afeta a capacidade do organismo de converter o açúcar presente no sangue em energia, portanto, e fundamental adequar a dieta e evitar ao máximo a ingestão de açúcar simples, carboidratos e bebidas alcóolicas.

Alimentação x Diabetes

Nos últimos anos, as pessoas passaram a valorizar cada vez mais a alimentação saudável e estão consumindo mais alimentos orgânicos e menos industrializados. O ideal é que esta prática também faça parte de quem tem diabetes, pois alimentos que são muito processados costumam possuir alto teor de sódio, além de aditivos e açúcares. Por isto, na dúvida. sempre troque o suco de caixinha pelo natural e o pão branco pelo integral ou caseiro.

É importante que você conheça alguns a alimentos importantes para a saúde do diabético, para que quando for fazer compras no supermercado ou na feira, saiba exatamente o que colocar no carrinho.

Alimentos permitidos

Legumes e hortaliças estão liberados, já que são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Faça destes alimentos o acompanhamento perfeito de seu prato!

Troque todas as outras gorduras pelo azeite, tanto para temperar a salada, quanto para cozinhar.

Substitua o açúcar pelo adoçante. Hoje existem diversas opções de acordo com o gosto de cada um, como aspartame, estévia e sucralose.

Carnes magras. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio, o que significa que você pode comer carne vermelha, porém com parcimônia. Isto porque, o diabético tem maior risco de desenvolver insuficiência renal e por isso não deve ingerir proteínas em excesso. Dê preferência às aves sem pele e peixes.

Sorte a sua se você gosta de canela, porque ela auxilia no controle glicêmico, responsável por regular os níveis de glicose no sangue, impedindo a rápida liberação de grandes quantidades de açúcar. Porém, é importante ressaltar que a canela não substitui o remédio e que deve ser ingerida com moderação.

brócolis é um antioxidante poderoso, que ajuda a reduzir a produção de glicose pelo fígado. Na salada ou na torta, ele será seu grande aliado.

Acostume-se a comer massas integrais ao invés das produzidas com farinha branca. Estes alimentos são ricos e fibras e muito mais saudáveis, não apenas para quem tem diabetes.

Permita-se ingerir cerca de 30 gramas de oleaginosas todos os dias. São muitas as opções! Nozes, castanha -do -Brasil, castanhas de caju, macadâmia e amêndoas possuem magnésio, além de gorduras boas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, além de dar uma sensação de saciedade.

Frutas. Sem dúvida elas são muito mais saudáveis do que uma barra de chocolate, mas evite ingerir frutas isoladamente, mas sim acompanhadas com outros alimentos e, de preferência, no final de uma refeição principal, como almoço ou jantar, sempre em requer as porções. Frutas permitidas maçã pêra, laranja, pêssego, tangerina e frutas vermelhas.

Leite, iogurte desnatado e queijo branco baixos em gordura podem ser consumidos sem problemas

CONTROLANDO MANHA DIABETES COM A ALIMENTACÃO

Além de consumir os alimentos certos, quem tem diabetes precisa tomar cuidado com os chamados “alimentos diet“, pois, muitos, apesar de não conterem açúcar, muitas vezes são ricos em gorduras e têm valor calórico semelhante à sua versão normal.

Lembre-se sempre dos 3 pilares na vida do diabético: o equilíbrio entre uma alimentação balanceada, exercícios físicos e o remédio correto. E nunca se esqueça: consulte sempre o seu médico!

BR-NON-00486 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS.