Exercícios que aliviam as cólicas menstruais
Cólicas menstruais são um assunto doloroso e recorrente para grande parte das mulheres. Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 70 a 90% das mulheres sofrem com as cólicas menstruais. A dor intensa e a incapacidade produtiva durante os episódios de cólica podem provocar mudanças de humor, inchaços e desânimo. Além disso, pode tirar o foco até das mais rigorosas praticantes de atividades físicas.
Contudo, os exercícios físicos aumentam a taxa metabólica, da mesma forma que favorecem a circulação sanguínea, otimizando o transporte de oxigênio e nutrientes essenciais para as funções do corpo. Eles também estão associados à produção de hormônios como, por exemplo, a endorfina, que dá sensação de bem-estar além de aliviar as dores desse período.
Para ajudar a trazer uma melhora nos sintomas e não deixar de realizar as atividades físicas que trazem tantos benefícios ao corpo, selecionamos 3 atividades que exercitam a região pélvica e certamente vão ajudar no combate às cólicas menstruais.
Ponte com extensão de joelhos na bola. Esse exercício ajuda no equilíbrio do corpo, da mesma forma que fortalece os glúteos e a região posterior da coxa e do abdômen. Durante o exercício, procure manter a coluna alinhada e evite movimentar a bola.
- Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo. Estenda as pernas e apoie os calcanhares e as panturrilhas na bola;
- Mantendo os braços e as mãos no chão, contraia os músculos abdominais e os glúteos;
- Levante o quadril até atingir a posição de “prancha”; e
- Volte a posição inicial lentamente.
Gato. Praticar esse exercício corretamente, sem sobrecarregar a coluna, melhora a estabilidade torácica e do abdômen, além de ajudar na postura e na concentração.
- Apoie-se nos punhos, que devem estar posicionados na direção dos ombros, e nos joelhos, que devem estar alinhados com o quadril, mantendo as costas relaxadas;
- Leve o queixo em direção ao peito e faça um arco, levantando as costas, e contraia os glúteos; e
- Retorne a posição inicial lentamente e realize o exercício na direção oposta, direcionando o olhar para cima e a coluna para baixo, fazendo uma curvatura inversa à anterior.
Sitting up. Sem a necessidade de aparelhos, esse exercício busca o fortalecimento abdominal.
- Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo;
- Eleve os braços acima da cabeça;
- Leve lentamente os braços em direção aos pés, como se fosse sentar, e alinhe a coluna; e
- Volte lentamente para a posição inicial.
BR-NON-01024 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2021 VÁLIDO POR 2 ANOS
Você Sabia?
—
Exercícios curtos trazem
efeitos benéficos
A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.
Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.
“Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.”
Contribui ainda para a perda de peso e ajuda a melhorar a autoestima
Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.
Já conhece os nossos livros de receitas?
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.