Alergias • Saúde MSD

Alergias
As alergias são uma resposta do sistema imunológico a substâncias consideradas estranhas ao nosso organismo, que causam assim uma reação. Existem vários tipos de alergias, como as respiratórias, alimentares ou dermatológicas.1,2
As alergias respiratórias caracterizam-se pela inalação da substância alérgena, que faz com que o organismo libere histamina. Essa resposta do sistema imunológico provoca, geralmente, inchaço, coceira, espirros, produção excessiva de muco nasal (coriza) e irritação nos olhos. Alguns agentes desencadeantes/agravantes são: fumaça de tabaco, ácaros e pelos de animais domésticos.3,4
A alergia alimentar engloba as reações adversas que envolvem o sistema imunológico. São induzidas por proteínas alimentares, que ocorrem em indivíduos geneticamente predispostos. Habitualmente, as manifestações clínicas ocorrem após ingestão do alimento, mas são passíveis de serem observadas após contato direto na pele, pela veiculação do alérgeno por cuidadores que o consumiram e ficaram com resquícios de suas proteínas nas mãos, boca ou utensílios comuns ou, até mesmo, por via inalatória.2
As alergias alimentares podem ser classificadas em três tipos distintos: mediadas por imunoglobulina E (IgE, um anticorpo pelo sistema imunológico), não mediadas por IgE e mistas.2
A alergia alimentar mediada por IgE se caracteriza pelo surgimento rápido dos sintomas, em geral, minutos ou até duas horas após a ingestão do alimento. O sistema imune de pessoas que têm estas reações, se sensibiliza a uma determinada proteína presente no alimento e passa a produzir um tipo de anticorpo chamado de Imunoglobulina E (IgE), que irá reagir contra esta proteína, causando sintomas em vários órgãos, como urticária (empolações avermelhadas na pele), inchaço, vômitos, diarreia, cólicas, tosse, falta de ar, chiado no peito, entre outros.2
Os sintomas podem surgir associados entre si e ocorrer em diferentes intensidades, os casos de anafilaxia, uma reação grave do organismo e que acomete dois ou mais sistemas, podem ser fatais.2
Já na alergia alimentar não mediada por IgE, sintomas característicos como diarreia com ou sem sangue visível nas fezes, refluxo gastroesofágico, cólicas, distensão abdominal e baixo ganho de peso surgem mais tardiamente, podendo demorar algumas horas ou até dias após a ingestão do alimento que pode causar a alergia.2
Neste caso, não há participação da IgE específica e sim de outros agentes do nosso corpo que reagem aos alimentos, como exemplo, células denominadas linfócitos T e proteínas (citocinas) que ativam a inflamação.2
Nas alergias mistas, por fim, o tempo de aparecimento dos sintomas – que ocorrem principalmente no aparelho digestivo – é variável, podendo ser imediato ou demorar dias para surgir. As manifestações clínicas são decorrentes das ações de células do nosso organismo (como os linfócitos T), podendo ter a participação dos anticorpos IgE.2
Os alimentos que mais comumente podem provocar alergia alimentar são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.2
No caso das alergias dermatológicas, a resposta do sistema imunológico provoca lesões avermelhadas, coceira, áreas mais grossas na pele, descamação, inchaço e até mesmo vesículas e bolhas.5
O tipo mais comum é a urticária aguda, que dura até seis semanas e está associada a alimentos, medicamentos, ferroadas de insetos, infecções virais e bacterianas.5
A dermatite atópica (DA), cujos sintomas são pele avermelhada, coceira quase insuportável, pele grossa e com descamação, também é outro tipo de alergia dermatológica que desafia médicos e impacta muito a vida da pessoa, levando, muitas vezes, ao isolamento social, ansiedade e depressão.5
Referências
- ASBAI. O que são as alergias. Disponível em: https://asbai.org.br/o-que-sao-as-alergias/. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- ASBAI. O que é alergia alimentar? Disponível em: https://asbai.org.br/wp-content/uploads/2023/08/ALERGIA-ALIMENTAR-ASBAI-2023.pdf. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- Rubini NPM, Wandalsen GF, Rizzo MCV et al. Guia prático sobre controle ambiental para pacientes com rinite alérgica. Arq Asma Alerg Imunol. 2017;1(1): 23-48.
- ASBAI. Tratamento. Disponível em: http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=861. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- ASBAI. Conheça os sintomas das alergias de pele. Disponível em: https://asbai.org.br/conheca-os-sintomas-das-alergias-de-pele/#:~:text=Pessoas%20com%20reação%20de%20hipersensibilidade,bolhas%20ou%20coceira%20na%20pele. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- Uma vez que as alergias são causadas pela reação a um determinado alérgeno (ou vários), é importante identificá-lo(s) e evitar o contato com a(s) substância(s) que desencadeia(m) os sintomas.
- Se for alérgico ao pelo de cães e gatos, evite o contato com animais domésticos.
- Deixar a residência bem ventilada; o quarto deve receber sol.
- Evite ter tapetes e carpetes em sua casa, pois acumulam pó e ácaros.
- Troque regularmente as fronhas das almofadas e os lençóis da cama, de preferência encapando colchões e travesseiros com capa impermeável à passagem de ácaros ou suas excreções.
- Limpe regularmente o pó de sua casa com um pano umedecido, evitando assim que o pó circule no ar enquanto faz a limpeza.
- Evite a exposição à fumaça de cigarro.
- É extremamente importante conhecer as medidas de higiene ambiental para conter a alergia.
- A melhor forma de evitar uma alergia alimentar é não ingerir o alimento que a provoca, e isso vale mesmo para quem sempre teve apenas reação leve a um determinado alimento, pois ele pode inesperadamente causar uma reação grave.
- Informe-se sobre os ingredientes dos produtos; evite ingerir inadvertidamente um produto ao qual é alérgico.
- Leia com atenção os rótulos dos produtos e informe-se se eles contêm algum dos elementos aos quais é alérgico.
- Na cozinha, tenha especial cuidado na preparação de alimentos para não haver contaminação com substâncias que causam alergia, pois há muitos limites de tolerância distintos.
- Informe as pessoas sobre sua alergia nos locais que frequenta, como restaurantes, e em ocasiões como aniversários, viagens a trabalho etc. Nessas situações, pergunte se o alimento ao qual é alérgico está presente nas refeições.
Os 8 alimentos que mais comumente podem provocar alergias alimentares:

- Mais uma vez, a melhor forma de evitar a alergia é evitar o contato com o agente que a provoca. As pessoas que têm crises alérgicas constantes precisam ser acompanhadas pelo médico dermatologista, especialista responsável por tratar a alergia.
- Agentes que podem causar alergia dermatológica são: látex, desodorantes ou perfumes, certos medicamentos, exposição solar, pelos de animais, picadas de inseto, bijuterias, suor, alimentos, roupas, fungos etc.
- Para evitar ou controlar as alergias, a primeira recomendação é hidratar a pele para manter a barreira de proteção. Além disso, usar sabonetes adequados ao próprio tipo de pele (de preferência, os que têm pH neutro) e evitar banhos quentes (pois retiram a oleosidade natural da pele).
Referências
- ASBAI. O que são as alergias. Disponível em: https://asbai.org.br/o-que-sao-as-alergias/. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- ASBAI. Rinite alérgica. Disponível em: http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=302.>. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- Cocco RR, Neto HJG, Aun MV et al. Aplicações práticas de uma plataforma multiplex para detecção de IgE específica por componentes alergênicos em doenças alérgicas. Arq Asma Alerg Imunol. 2018;2(1):83-94.
- ASBAI. Higiene do ambiente físico nas doenças alérgicas. Disponível em: http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=303#:~:text=Artigos%20-%20Material%20Educativo&text=encapar%20colchões%20e%20travesseiros%20com,que%20atinja%20estes%20níveis%20térmicos. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- ASBAI. O que é alergia alimentar?. Disponível em: https://asbai.org.br/wp-content/uploads/2023/08/ALERGIA-ALIMENTAR-ASBAI-2023.pdf. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
- SBDRJ. Quais são os cuidados para alergias de pele?. Disponível em: https://sbdrj.org.br/quais-sao-os-cuidados-para-alergias-de-pele/#:~:text=Para%20evitar%20ou%20controlar%20as,a%20oleosidade%20natural%20da%20pele). Acessado em 16 de janeiro de 2025.
As alergias alimentares podem parecer problemáticas na hora das refeições, pois limitam as opções. Mas, com apenas alguns cuidados e imaginação para o preparo de receitas, você pode aprender a contornar esse problema.
O melhor conselho para quem tem alergias alimentares é evitar comer produtos que contenham as substâncias às quais é alérgico. Contudo, muitas vezes essas substâncias estão escondidas. A chamada “Lei dos Rótulos”, da Anvisa, estabeleceu que os rótulos dos alimentos e das bebidas devem informar a existência de dezessete substâncias potencialmente alérgenas. A seguir, destacamos algumas dessas substâncias e damos algumas dicas para ajudá-lo:
LEITE E DERIVADOS
Alimentos em que se “escondem”: cachorro-quente, atum em lata, alguns chicletes, margarinas, chocolate, sobremesas com corante de caramelo, corante de coco, bife grelhado (muitos restaurantes usam molho de manteiga para cobrir esses bifes).
OVOS
Alimentos em que se “escondem”: algumas barras de chocolate e as massas de algumas sopas processadas.
NOZES
Alimentos em que se “escondem”: molho de salada, alimentos com ômega 3, algumas papinhas para bebês e leite de soja.
TRIGO/GLÚTEN
Alimentos em que se “escondem”: muitos produtos contêm a proteína do trigo como estimulante do sabor, especialmente molhos, bebidas alcoólicas, cachorros- quentes, casquinha de sorvete e algumas manteigas de determinadas marcas.
MARISCO
Alimentos em que se “escondem”: molho de salada, alimentos com ômega 3, algumas papinhas para bebês e leite de soja.
As pessoas que sofrem de alergias alimentares podem restringir suas refeições fora de casa, uma vez que aumentam o risco de ingerir não intencionalmente algum alérgeno escondido nos alimentos. Contudo, não é necessário se coibir de realizar atividades do cotidiano, desde que se tenha especial atenção e cuidados redobrados. Hoje em dia, mesmo para quem tem alergias alimentares, comer fora pode ser mais seguro. É importante sempre informar detalhadamente qual o tipo de alergia que tem e os alimentos que não pode comer.
Referência
- ASBAI. O que é alergia alimentar?. Disponível em: https://asbai.org.br/wp-content/uploads/2023/08/ALERGIA-ALIMENTAR-ASBAI-2023.pdf. Acessado em 16 de janeiro de 2025.
Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá te orientar sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.
BR-DIA-00604 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2025 VÁLIDO POR 2 ANOS