5 frutas típicas das festas de fim de ano e seus benefícios
Quando as festas de fim de ano se aproximam, as cores e os aromas das frutas da época tomam os mercados e as hortifrútis. Além dos pratos tradicionais, rechear as mesas e as receitas com frutas pode ser uma opção saudável e cheia de charme para aproveitar as festas com a família e os amigos.
Confira 5 frutas típicas para comer bem, usar na decoração e aproveitar as festividades:
- Cereja: a cereja doce é uma fruta com poucas calorias e alto teor de água. Ela contém boas quantidades de fibras, vitaminas, potássio, ácidos graxos e compostos naturais benéficos, como carotenoides e flavonoides.1 Além disso, possui propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias, trazendo diversos benefícios para a saúde.1 É uma fruta versátil, fresca e intensa, que pode ser usada para acompanhar sobremesas e caldas.
- Romã: é uma fruta com intenso poder antioxidante e antiinflamatório, que pode ser consumida em doces, molhos, geleias e sucos.2
- Damasco: é uma fruta rica em fibras e nas vitaminas C e A, que auxilia na redução do risco cardíaco e protege a saúde dos olhos.3 Sua versão seca, depois de desidratado, deve ser consumida com moderação, pois há maior quantidade de açúcar.3
- Uva: rica em vitaminas B e C, essa fruta é antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticarcinogênicas.4 É uma fruta versátil, que pode ser consumida fresca ou em receitas de sucos e doces.
- Lichia: essa fruta exótica composta por minerais e fibras, é saborosa e rica em vitamina C, cálcio e potássio.5 Bastante usada em doces, compotas e drinks, a lichia tem ação antioxidante e pode proteger o fígado.6
Você Sabia?
Você é o que você come!
Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição pode impactar o estado da sua saúde. Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diversificada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.7
“O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição pode impactar o estado da sua saúde.”7
Referências
- Jesus F, Gonçalves AC, Alves G et al. Health Benefits of Prunus avium Plant Parts: An Unexplored Source Rich in Phenolic Compounds. Food Reviews International. 2020;38(supp. 1):118–146.
- Elnawasany S. Clinical Applications of Pomegranate. In: Soneji JR, Nageswara-Rao M (orgs). Breeding and Health Benefits of Fruit and Nut Crops. New York: Academic Press, 2022.
- Governo de Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC). Benefícios do Damasco: saiba tudo. Disponível em: https://www.semadesc.ms.gov.br/beneficios-do-damasco-saibatudo/#:~:text=Ele. Acessado em 17 de setembro de 2025.
- Aires MVL, Modesto RMG, Santos JS. Os benefícios da uva na saúde humana: uma revisão. Research, Society and Development. 2021;10(14):1-20.
- Cabral TA, Cardoso LM, Pinheiro-Sant’ana. Chemical composition, vitamins and minerals of a new cultivar of lychee (Litchi chinensis cv. Tailandes) grown in Brazil. Fruits. 2014;69:425-434.
- Bhoopat L, Srichairatanakool S, Kanjanapothi D. Hepatoprotective effects of lychee (Litchi chinensis Sonn.): A combination of antioxidant and anti-apoptotic activities. J Ethnopharmacology. 2011;136:55-56.
- Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saudebrasil/publicacoes-para-promocao-asaude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view. Acessado em 16 de setembro de 2025.
BR-NON-01734 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2025 VÁLIDO POR 2 ANOS