3 fatos curiosos sobre o chá de hibisco
O chá de hibisco possui substâncias antioxidantes que atuam como cardioprotetoras e vasodilatadoras, e ajudam a reduzir o acúmulo de gorduras e a absorção de carboidratos. Saiba mais sobre esse chá:1–3
- Previne o desenvolvimento de doenças. Possui alta concentração de antocianina, um pigmento da família dos flavonoides com atividades antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a combater inflamações como a obesidade e pode reduzir o risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.
- Pode causar infertilidade. O consumo contínuo de chá de hibisco interfere nos níveis circulantes do hormônio estrogênio, o que pode inibir a ovulação da mulher e causar uma infertilidade transitória. O consumo exagerado do chá pode fazer com que sua fertilidade e seus hormônios sejam prejudicados.
- Ajuda a controlar a pressão. O chá é diurético, o que pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea; por isso, indivíduos com pressão baixa precisam ter cautela ao consumir essa bebida e seguir as recomendações médicas.
Você Sabia?
Você é o que você come!
Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição pode impactar o estado da sua saúde. Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diversificada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.4
“O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição pode impactar o estado da sua saúde.”4
Referências
- Cancellara RJS, Freitas AC, Oliveira BL. Benefícios do tratamento com Hibiscus sabdariffa para a obesidade, doenças associadas e seus efeitos adversos. RBPM. 2019;21:192-200.
- Fritsch AP, Candaten A, Sant’ana DR et al. O potencial uso do hibisco (hibiscus sabdariffa) no tratamento da hipertensão. REVIVA. 2024;3(2):1-4.
- Vasudeva N, Sharma SK. Post-Coital Antifertility Activity of Hibiscus rosa-sinensis Linn. Roots. eCAM. 2008;5(1)91–94.
- Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-asaude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view. Acessado em 16 de setembro de 2025.
BR-NON-01731 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2025 VÁLIDO POR 2 ANOS