Quais os tipos de dores de cabeça

Estresse, falta de sono, alimentação, tensão muscular… A verdade é que muitas coisas podem causar a dor de cabeça, mas nem todas as dores de cabeça são iguais. Isto significa que, o tratamento irá depender da causa. Por exemplo, enxaqueca não é a mesma coisa que dor tensional, por isto a primeira coisa a se fazer é investigar o que anda causando a sua dor de cabeça.

Conheça os tipos de dor de cabeça abaixo:

Tipos de dor de cabeça

Os principais tipos de dor de cabeça são: tensional, enxaqueca, a cefaléia em salvas e a relacionada com a sinusite. Mas, antes de mais nada é preciso compreender o que é a dor de cabeça 

O que é dor de cabeça?

Consideramos como dor de cabeça, todo incômodo localizado na região craniana, ou seja, na testa, têmporas, e até na parte de trás do crânio. Isto significa que, qualquer sensação dolorosa nessa parte do seu corpo é considerada cefaleia. Vale lembrar que a dor de cabeça não é uma doença, mas um sintoma que precisa ser investigado, caso se repita com frequência e a origem tem causas variadas que podem ser um sinal de alerta para um distúrbio em qualquer parte do corpo.

  • Dor de cabeça tensional

Bastante comum em quem trabalha o dia todo no computador, esta dor de cabeça é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, que pode ser causado por uma má postura, estresse, ansiedade ou má posição durante o sono.

  • Enxaqueca

Mais comum em mulheres, a enxaqueca caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar.

  • Cefaléia em salvas

Mais rara, a cefaleia em salvas é uma doença que se caracteriza por uma dor de cabeça muito forte, ainda mais forte que a enxaqueca, que atinge apenas um lado da face e o olho, e surge na maior parte das vezes durante o sono, interrompendo-o na maior parte das vezes. 

  • Sinusite

A sinusite nada mais é do que uma inflamação dos seios nasais, que acaba causando dor de cabeça, sobretudo quando a pessoa abaixa a cabeça. Neste casom, além da dor de cabeça podem-se manifestar outros sintomas, como dor ao redor do nariz e em volta dos olhos, congestão nasal, tosse, febre e mau hálito.

Outras coisas que causam dor de cabeça

Mas estas não são as únicas causas da dor de cabeça. Com a vida cada vez mais acelerada que levamos, cerca de 97% dos brasileiros tiveram ao menos um episódio de dor de cabeça no último mês, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia. Conheça abaixo outras coisas que também podem ser gatilhos para a dor de cabeça:

  • Cansaço

A privação de sono é uma das maiores causas para a dor de cabeça e isso acontece porque, quando dormimos menos do que o necessário, o nível do hormônio melatonina diminui e é exatamente ele que ajuda a evitar a dor de cabeça ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Isto sem contar que, quem dorme mal geralmente fica estressado e o estresse é um outro gatilho da dor de cabeça.

  • Estresse

O estresse libera hormônios como adrenalina e cortisol, responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca, o que pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça.

  • Calor

Episódios de dor de cabeça no verão são muito comuns. Isto acontece porque o calor facilita a desidratação, desequilibrando o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

  • Má alimentação

Se você está sofrendo com dor de cabeça diariamente, desconfie de sua alimentação. Chocolate, café, chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, cebola, alho e até sorvete devem ser evitados.

  • Excesso de exercícios

Conhecida como cefaleia pós-esforço, esta dor é comum depois da academia. Respeite seu corpo e não exagere!

Fonte: https://www.tuasaude.com/tipos-de-dor-de-cabeca/

BR-NON-00726 PRODUZIDO EM JANEIRO DE 2021 VÁLIDO POR 2 ANOS