Postado em 16/06/2020

Saiba mais sobre as cãibras e como preveni-las

É comum presenciarmos atletas sofrendo com cãibras durante competições que exigem muita resistência física, porém, elas não se restringem aos atletas e tão pouco aos esportes. Em situações de sudorese ou diurese excessiva, o corpo usa as reservas energéticas acumuladas nos músculos para manter outras atividades. Isso pode causar hipersensibilidade muscular e contrações musculares involuntárias, as cãibras.

As cãibras também podem ser um alerta do corpo para doenças mais graves. É importante procurar seu(ua) médico(a), para analisar seu estado de saúde e compreender se as contrações estão sendo causadas por escassez nutricional ou alguma doença. Possíveis causas são:

  • Diabetes;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Uso incorreto de creatina;
  • Doenças neurológicas.

Prevenção

As cãibras podem durar dias, dependendo da intensidade das contrações. Para prevenir seu aparecimento, é importante manter o corpo bem hidratado, evitando o consumo de diuréticos; praticar alongamentos regularmente; fazer intervalos durante o treino para garantir a recuperação adequada da musculatura; e manter uma alimentação balanceada para obter vitaminas e nutrientes.




BR-NON-00022 PRODUZIDO EM JULHO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.