Postado em 01/11/2018

O alongamento melhora a qualidade dos movimentos do dia a dia. O alongamento melhora a qualidade dos movimentos do dia a dia.

O alongamento é um tipo de exercício físico que tem como objetivo prevenir lesões e aperfeiçoar a flexibilidade muscular. É importante alongar-se com o corpo aquecido, pois o aumento da temperatura muscular gera maior bombeamento de sangue rico em oxigênio para os músculos.

Dicas

Alongue todo o corpo. É importante, por exemplo, que ao alongar a panturrilha, braços, pescoço, mãos e pés também sejam alongados.

Sentir dor não é normal. Se ao se alongar você sentiu alguma dor, significa que passou do limite. Naturalmente o cérebro envia um sinal em resposta a dor provocada pelo excesso de estiramento muscular para que o músculo se contraia, prevenindo lesões.

Segure a posição. Fazer pequenos impulsos não melhorará o exercício, pelo contrário, o cérebro enviará o sinal de alerta para que o músculo se contraia. Permaneça de 15 a 45 segundos em cada posição.

Respire. É preciso manter a respiração durante o exercício, não prenda o ar. Respire fundo e solte o ar lentamente enquanto atinge a posição desejada. Mantenha a respiração tranquila enquanto estiver na posição. Ter a respiração limitada por uma posição é sinal de que você precisa relaxar.

10 benefícios do alongamento

Para gerar benefícios, o alongamento precisa ser praticado de maneira correta e, se possível, supervisionada por um(a) profissional da área. Desde atletas até sedentários podem desfrutar dos inúmeros benefícios do alongamento, tais como:

  1. Estimula a produção de serotonina, o “hormônio do bem-estar”;
  2. Melhora a postura;
  3. Diminui a ocorrência de câimbras;
  4. Melhora a coordenação motora;
  5. Ameniza as cólicas menstruais;
  6. Auxilia na cicatrização óssea, em caso de fratura;
  7. Massageia os órgãos internos;
  8. Previne a ocorrência de problemas nas articulações;
  9. Estimula a circulação de sangue e nutrientes pelo organismo;
  10. Relaxa a musculatura e reduz a tensão muscular.

 

CORP-1270579-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.