Quando podemos dizer que um corpo está em movimento? Quando estamos trabalhando, geralmente, ficamos muito tempo sentados, e isso prejudica o organismo. 

O movimento corporal não precisa necessariamente acontecer na forma de levantamento de peso em uma academia. Basta começar algumas práticas para manter seu corpo sempre em movimento. 

Gosta de caminhar? Já é um ótimo começo! Prefere esportes, como natação, vôlei ou futebol? Perfeito! Prefere dançar, jogar capoeira ou mesmo fazer yoga? Tudo bem também!

exercício físico

Toda forma de movimento é válida, desde que seja feita com frequência. Afinal, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. 

O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento e deve começar logo na infância. Crianças ativas, em contato com a natureza e com outras crianças se desenvolvem melhor e ficam mais calmas.

Para adultos, uma boa dica é fazer algumas pequenas pausas ao longo do dia para se concentrar no corpo. Vá tomar um cafezinho e aproveite para relaxar um pouco, alongar as pernas, o pescoço e as mãos – depois de um dia inteiro escrevendo ou digitando, elas merecem. 

Aliás, o alongamento pode começar logo pela manhã. Dê uma boa espreguiçada e alongue seu corpo antes de encarar o dia. Ou ainda vale tirar um tempo depois do trabalho para levar seu cachorro para passear.

homem fazendo alongamento

No caso dos idosos, o alongamento é essencial para manter as articulações funcionando e evitar problemas de encurtamento de nervos.

Além disso, uma boa opção é usar as escadas ao invés do elevador. Vale no trabalho ou em casa, mas sempre que for possível, suba alguns degraus. 

Movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do tempo, você verá que está mais feliz, calmo e gastando boas calorias.

BR-NON-00917

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.