Quando podemos dizer que um corpo está em movimento? Quando estamos trabalhando, geralmente, ficamos muito tempo sentados, e isso prejudica o organismo.
O movimento corporal não precisa necessariamente acontecer na forma de levantamento de peso em uma academia. Basta começar algumas práticas para manter seu corpo sempre em movimento.
Gosta de caminhar? Já é um ótimo começo! Prefere esportes, como natação, vôlei ou futebol? Perfeito! Prefere dançar, jogar capoeira ou mesmo fazer yoga? Tudo bem também!

Toda forma de movimento é válida, desde que seja feita com frequência. Afinal, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.
O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento e deve começar logo na infância. Crianças ativas, em contato com a natureza e com outras crianças se desenvolvem melhor e ficam mais calmas.
Para adultos, uma boa dica é fazer algumas pequenas pausas ao longo do dia para se concentrar no corpo. Vá tomar um cafezinho e aproveite para relaxar um pouco, alongar as pernas, o pescoço e as mãos – depois de um dia inteiro escrevendo ou digitando, elas merecem.
Aliás, o alongamento pode começar logo pela manhã. Dê uma boa espreguiçada e alongue seu corpo antes de encarar o dia. Ou ainda vale tirar um tempo depois do trabalho para levar seu cachorro para passear.

No caso dos idosos, o alongamento é essencial para manter as articulações funcionando e evitar problemas de encurtamento de nervos.
Além disso, uma boa opção é usar as escadas ao invés do elevador. Vale no trabalho ou em casa, mas sempre que for possível, suba alguns degraus.
Movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do tempo, você verá que está mais feliz, calmo e gastando boas calorias.
BR-NON-00917