Atividades físicas ajudam controlar da pressão arterial

Postado em 18/02/2020

mulher olhando relógio

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, aproximadamente 30% da população adulta brasileira já é afetada pela hipertensão, taxa que sobe para 50% na terceira idade. A pressão arterial representa a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos, enquanto circula pelo corpo. Níveis elevados de pressão caracterizam o quadro de hipertensão.

A hipertensão é uma doença silenciosa que aumenta o risco de infarto do miocárdio, derrame (AVC) e perda de visão por lesões na retina. Seu tratamento inclui medicamentos, dieta com baixo teor de sal e prática regular de exercícios físicos.

Atividades recomendadas

A prática de atividades físicas diminui a taxa de gordura corporal, os níveis de colesterol e a glicemia, além de melhorar a condição cardiovascular do paciente, contribuindo para sua melhora. É importante consultar seu(ua) médico(a) antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Caminhada. É a atividade mais recomendada pelos(as) médicos(as) e especialistas, e um exercício de baixo impacto, que controla a pressão arterial por até 24 horas.

Ciclismo. Além do fato de ser uma excelente atividade aeróbica, o ciclismo trabalha intensamente músculos das pernas, dos braços e do tórax, e melhora o equilíbrio.

Hidroginástica. É um exercício relaxante e prazeroso, que permite diferentes níveis de intensidade, frequência e duração.




BR-NON-00156 PRODUZIDO EM JANEIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.