Com o calor do verão, é impossível ficar na cama até muito tarde. Os raios de sol pela manhã são um belo convite para saltar dos lençóis e aproveitar o dia. É uma época perfeita para se exercitar.

Existem muitas opções de exercícios que podem ser praticados ao ar livre. A grande vantagem é que ambientes como praias, praças, campos e parques ajudam a promover equilíbrio entre corpo e mente, fazendo você se desligar do cansaço e do estresse da rotina do dia a dia.

esporte no verão

É mais gostoso olhar para uma paisagem verde do que para uma televisão, certo? Quem mora perto do mar ou das montanhas pode ainda aproveitar deste visual e do contato mais próximo com a natureza. 

Elencamos aqui 5 boas sugestões de exercícios ao ar livre:

  • Caminhada 


Os primeiros passos para movimentar o corpo e gastar boas calorias. Pode ser feito em qualquer ambiente e você só vai precisar de um par de tênis para caminhada e do corpo focado e ativo – não vale caminhar como se estivesse passeando na praia, hein?

  • Corrida


Depois de aproximadamente 2 meses caminhando, você pode começar com pequenos trotes e intercalar com a caminhada. Grupos de corrida e aplicativos podem ajudar neste processo e deixar a atividade mais divertida.

  • Yoga

Além de combinar muito com o ambiente ao ar livre, a Yoga oferece inúmeros outros benefícios para a saúde física e mental. Aumenta a flexibilidade, já que estimula o alongamento, tonifica músculos ao ao praticar a resistência em manter as posturas, melhora a oxigenação do corpo a partir de exercícios de respiração e meditação e reduz o estresse.

  • Ciclismo

Pedalar é ótimo para quem tem problemas nas articulações e precisa reduzir o impacto na hora de praticar exercícios físicos. É um exercício aeróbico, queima calorias de forma eficiente, reduz o acúmulo de gorduras no sangue, o que melhora o colesterol e previne doenças cardiovasculares, além de te permitir conhecer melhor sua cidade.

  • Treino Funcional 

Essa modalidade tem como princípio montar uma rotina de exercícios baseada nos movimentos naturais do corpo como pular, agachar e correr. Assim, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. A ideia é te desafiar, mas dentro dos seus limites. É uma alternativa aos exercícios e aparelhos das academia e pode garantir os mesmos benefícios, como aumento da flexibilidade e da força, mais equilíbrio e consciência corporal, e pode ser feito ao ar livre.

Os benefícios dos esportes ao ar livre são muitos. Eles liberam níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumentam a oxigenação cerebral e diminuem as chances de determinadas doenças aparecerem, como diabetes e hipertensão. Além disso, as práticas são mais econômicas e garantem sua vitamina D diária.

Fontes: 

https://www.einstein.br/noticias/noticia/como-iniciar-pratica-exercicios-fisicos-forma-segura

https://www.scielo.br/pdf/rbce/v41n2/0101-3289-rbce-41-02-0222.pdf

BR-NON-00917

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.