5 dicas para recuperar sua boa forma após a gravidez
Postado em 02/07/2019

Muitas mulheres se preocupam, que após a gravidez, o abdômen fique flácido e as medidas antigas não sejam recuperadas. Após o parto, voltar a uma rotina de treinos e dieta exige o acompanhamento de um (a) profissional. O retorno à rotina de atividades físicas, em casos de parto normal, é recomendado apenas 45 dias após o parto, e no caso de cesáreas, após 60 dias. Por isso, sempre consulte seu (ua) médico (a) e /ou nutricionista antes de tomar qualquer decisão. As dietas extremamente restritivas e as rotinas exageradas de exercícios físicos podem ser prejudiciais para a mãe e o bebê.
Dicas
Recuperar a boa forma após o parto é possível manter uma alimentação equilibrada durante toda gravidez é importante para não causar danos ao corpo da mãe e evitar o desenvolvimento de doenças no bebê.

- Amamentar pode gerar um gasto calórico médio de 500 calorias em 3 horas. Durante a amamentação, o corpo libera um hormônio, a oxitocina, responsável por auxiliar o útero a voltar ao tamanho normal.

- Manter uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pode ajudar no funcionamento do intestino, reduzir os riscos de anemias e suprir a necessidade de ácido fólico. O consumo de alimentos gordurosos e industrializados durante o período de amamentação pode prejudicar o bebê.

- Praticar exercícios leves é recomendado após o parto, já que o coração da mulher pode levar até 6 meses para voltar ao ritmo anterior à gravidez. Exercícios pesados, de alta intensidade e por longos períodos, podem causar pressão em áreas do corpo que ainda estão sensíveis. Evite exercícios que exijam demais dos punhos, dos joelhos, dos quadris e da coluna.

- Praticar pilates fortalece áreas vulneráveis, como o assoalho pélvico, e os músculos usados nas atividades diárias, além de proporcionar melhora da postura e da flexibilidade.

- Evitar abdominais. A região abdominal fica fragilizada pela gravidez e tem sua força reduzida por, aproximadamente, 24 semanas após o parto, por isso, recomenda-se evitar abdominais e buscar a ajuda de um(a) profissional qualificado(a) para compreender os limites do corpo após a gravidez.
BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS