3 dicas para prevenir a canelite

Postado em 16/04/2020

Homem no computador

Canelite é um termo popular usado para descrever dores na canela relacionadas a inflamações na tíbia, nos tendões ou nos músculos das pernas. Geralmente, essas dores se manifestam quando o corpo ainda está se adaptando a um aumento na frequência e na intensidade da atividade física. Essa inflamação é muito comum em esportes de impacto repetitivo, como a corrida, o basquete e o futebol, e pode, quando não tratada corretamente, evoluir para uma fratura por estresse.

Dicas

Evite sobrecargas. Elas podem gerar lesões na região que causarão inflamação e dores.

Treine técnica. Se está começando a praticar atividades físicas, busque a ajuda de um(a) profissional. A prática de atividades, mesmo que por curtos períodos de tempo, de forma incorreta pode causar lesões.

Evite terrenos irregulares. Buracos, elevações e mudanças constantes do terreno forçam a musculatura e os tendões de maneira abrupta. Certos tipos de terreno, como o asfalto e o concreto, podem ser até 6 vezes mais prejudiciais pelo aumento do impacto. Prefira terrenos menos densos, como terra batida, para evitar lesões.

Além disso:

  • Fortaleça e alongue a região da canela e os músculos da perna;
  • Busque um modelo de calçado adequado para você e para o tipo de exercício que deseja praticar;
  • Comece devagar;
  • Aperfeiçoe e corrija os movimentos dos exercícios, de acordo com as orientações dos profissionais.

E em caso de dor, interrompa o exercício, coloque gelo no local e procure um(a) médico(a) para uma avaliação.




BR-NON-00168 PRODUZIDO EM MARÇO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.