Com o passar dos anos, ganhamos mais consciência alimentar e percebemos como é melhor comer alimentos menos processados. Isso vai da farinha de trigo refinada até o leite desnatado. E em qualquer dieta saudável, entram as proteínas. 

Além de ser essencial para o corpo crescer e se regenerar, as proteínas auxiliam no ganho de massa muscular, sendo muito importantes para quem pratica esportes e exercícios no geral. 

Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Seria uma média de 55g para homens e 45g para mulheres, o equivalente a duas porções de carne, peixe, tofu, castanhas ou leguminosas, como feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, soja e fava.

Os alimentos de origem animal são considerados fontes de proteína de alta qualidade, mas é preciso atenção às quantidades, já que estes também são fontes de gordura. 

É interessante investir em fontes de proteína animal com perfil de gorduras poliinsaturadas, como peixes e ovos. Elas podem ser complementadas com alimentos fonte de proteína vegetal de alta qualidade presente nas leguminosas citadas.

Nosso prato clássico, arroz, feijão, carne e salada é extremamente completo e saudável. A combinação é também acessível e de baixo custo, podendo ser mantida no nosso dia-a-dia.

Apesar das fontes de proteína  em produtos de origem animal serem maiores, as dietas ovolacto e lactovegetariana fornecem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Apenas a vitamina B12 deve ser obtida por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos. 

Mas a proteína não é fator de preocupação nas dietas vegetarianas, já que o consumo diário de 4 colheres de sopa de leguminosas cozidas em grão suprem as necessidades diárias do corpo.

E você? Como escolhe suas fontes de proteína?

Fontes:

http://esporte.unb.br/images/PDF/2019/Alimentao_para_atleta_-_texto_atualizado.pdf

https://www.asbran.org.br/noticias/proteina-suplementos-nutricao-e-muita-discussao

https://www.diabetes.org.br/publico/conhecendo-nutrientes/833-proteinas-muito-alem-dos-musculos

Guia alimentar de diet dietas vegetarianas para adultos – Departamento de Medicina e Nutrição Sociedade Vegetariana Brasileira – https://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf

BR-NON-00917

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.