O que é síndrome de burnout e como preveni-la?

Postado em 19/02/2019

Homem com síndrome burnout O que é síndrome de burnout e como preveni-la?

A síndrome de burnout, ou de esgotamento profissional, é um distúrbio que está relacionado a estresse crônico e cansaço causados pelo excesso de trabalho. O termo tem origem inglesa e significa “queimar-se por completo”. Estima-se que 30% da população brasileira sofra com essa síndrome, que foi registrada no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
A síndrome pode ser diagnosticada em todo tipo de profissão, porém, é mais comum entre os profissionais de áreas que impactam diretamente a vida de outras pessoas, como os profissionais de saúde e educação, os policiais e os bombeiros, e entre aqueles que enfrentam jornadas duplas de trabalho.

Sinais e sintomas

Quando não tratada, a síndrome de burnout pode evoluir para distúrbios psicológicos, como a depressão, e doenças físicas podem aparecer. O esgotamento emocional, a fadiga, a irritabilidade, as alterações no humor e a perda da memória são sintomas característicos. Além de dores de cabeça intensas, suor em excesso, alteração na pressão arterial, dores musculares, problemas gastrointestinais e crises de asma.
O acúmulo de sinais e sintomas leva o indivíduo a buscar formas de aliviar o estresse, incluindo o alcoolismo, o uso de drogas e, em casos extremos, o suicídio. Pessoas que se dedicam demais à vida profissional, os workaholics, podem ficar frustradas por não se sentirem reconhecidas ou valorizadas pelo trabalho, e sofrer dessa síndrome.

Prevenção

Em muitos casos, a exaustão pode ser revertida com férias bem aproveitadas, porém, para alguns é necessário o afastamento profissional para tratamento psicológico, que abordará a relação com a profissão e com o ambiente de trabalho. É recomendado que o indivíduo realize uma autoanálise e busque melhorar sua qualidade de vida, equilibrando o profissional e o pessoal, para diminuir o estresse. Ter um hobby, praticar atividades físicas e desfrutar de momentos de descontração e lazer são formas de prevenir ou tratar a síndrome de burnout. O(a) psiquiatra é o(a) especialista recomendado(a) para diagnosticar e tratar a síndrome.

CORP-1277916-0000 PRODUZIDO EM JANEIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.