O que é linfoma?

Postado em 03/09/2019

Rosto de uma idosa

Linfoma é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático, composto por órgãos (linfonodos) e tecidos que produzem as células imunes, e vasos pelos quais essas células são transportadas pelo corpo. A doença é resultado da disseminação pelo organismo de clones de células malignas.

Os linfomas podem ser divididos em dois grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. O linfoma de Hodgkin se espalha de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro, através dos vasos linfáticos. Essa doença origina-se com maior frequência nas regiões do pescoço e do tórax, e pode ocorrer em qualquer faixa etária, apesar de ser mais frequente entre adolescentes e adultos jovens (de 15 a 29 anos de idade), adultos (de 30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Já as células do linfoma não Hodgkin se espalham de maneira não ordenada. Foram identificados mais de 20 subtipos diferentes do linfoma não Hodgkin. Esse tipo de linfoma é o mais incidente na infância e se torna comum em pessoas com mais de 60 anos, mas pode ocorrer em várias faixas etárias. Os homens têm chances maiores de desenvolver os dois grupos de linfomas.

Sinais e sintomas

Linfoma de Hodgkin: dependem da localização. Quando a doença acomete linfonodos superficiais do pescoço, das axilas e da virilha, é possível verificar nesses locais a presença de linfonodos inchados indolores. Quando a doença acomete a região do tórax, o paciente pode apresentar tosse, falta de ar e dor na região. E, no caso de acometer pelve ou abdome, há desconforto e distensão abdominal.

Não Hodgkin: aumento do volume dos linfonodos nas regiões do pescoço, das axilas e/ou da virilha; suor noturno excessivo; febre; coceira na pele; e perda de peso sem causa aparente.



BR-NON-00048 PRODUZIDO EM AGOSTO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.