Marco azul escuro mes de prevenção e combate do cancer de colo do útero

Postado em 03/03/2020

Mulher tampando as partes íntimas

O câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é o terceiro tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse tipo de câncer é causado, principalmente, pela infecção persistente pelos tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV). A incidência dessa infecção é maior em mulheres acima dos 25 anos de idade, mas o vírus pode também infectar homens. A infecção pelos tipos não oncogênicos ainda pode causar verrugas anogenitais em locais como vagina, pênis, ânus, laringe e esôfago.

Fatores de risco

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de colo do útero, tais como:

  • Início precoce da atividade sexual;
  • Tabagismo;
  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;
  • Histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Sexo não seguro (sem preservativos); e
  • Má higiene íntima;

Prevenção

A prevenção se baseia em diminuir as chances de exposição ao vírus, que é transmitido pela via sexual, através dos contatos manual-genital, genital-genital e anal-genital. O uso de preservativos, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais previne a exposição das áreas de mucosa ao HPV.

Além do uso de preservativos, desde 2014, a vacina tetravalente contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A imunização foca meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos de idade, e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os tipos 16 e 18 estão associados a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Mesmo após a vacinação, a partir dos 25 anos, recomenda-se fazer rotineiramente exames preventivos (Papanicolau) pois a vacina não protege contra todos os tipos de HPV.



BR-NON-00163 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.