LER, DORT e saude ocupacional

Postado em 19/02/2020

Mulher pressionando o pulso

As lesões por esforços repetitivos (LERs) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) não são doenças propriamente ditas. São síndromes que resultam de danos infligidos ao sistema musculoesquelético (tendão, nervo, músculo, ligamento, osso, articulação, disco intervertebral, entre outras estruturas) por sobrecargas. O termo DORT surgiu para substituir o LER, pois a maioria dos pacientes não apresenta evidências de lesão e a sobrecarga do sistema musculoesquelético pode ser decorrente não só de repetições (sobrecarga mecânica/dinâmica), mas de períodos prolongados em uma mesma posição (sobrecarga estática), excesso de força empregada na execução de tarefas e posturas inadequadas. No Brasil, mulheres entre 40 e 49 anos de idade são as mais afetadas. Em relação à ocupação, os faxineiros, os operadores de máquinas fixas, os alimentadores de linhas de produção e os cozinheiros são os mais atingidos, de acordo com um levantamento de 2016.

Dores nos membros superiores e nos dedos, inflamações, limitação na amplitude dos movimentos, fadiga muscular e formigamento são sinais e sintomas dessas síndromes. Para prevenir os danos ao sistema musculoesquelético, recomenda-se:

  • Respeitar os limites do seu corpo;
  • Manter as costas eretas e apoiadas no encosto da cadeira;
  • Usar ferramentas e acessórios adequados para a atividade que exerce;
  • Não subestimar dores leves. Indivíduos que executam tarefas repetitivas, como usar o computador por horas a fio, por exemplo, também estão sujeitos;
  • Respeitar momentos de descanso. Os danos são principalmente causados pelo estresse prolongado do sistema musculoesquelético; e
  • Alongar as regiões que podem ser sobrecarregadas durante a jornada de trabalho.



BR-NON-00120 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.