Insuficiência renal sinais sintomas e riscos

Postado em 02/04/2020

Mulher com dor nos rins

A insuficiência renal pode ser categorizada em dois níveis de severidade. Quando aguda, a doença é caracterizada pela incapacidade dos rins de filtrar corretamente o sangue, causando acúmulo de substâncias potencialmente tóxicas, como a ureia e a creatina. Se não tratada, a doença pode avançar para um estágio crônico, no qual as funções renais gradualmente são reduzidas. Quando rapidamente detectada e tratada adequadamente, a insuficiência renal aguda pode ser revertida e curada. Em estágios avançados da doença é necessário que os pacientes se submetam a hemodiálises e transplante.

O mal funcionamento dos rins pode ainda desencadear outras doenças. Indivíduos com as funções renais afetadas podem sofrer de pressão alta e apresentar baixa produção de glóbulos vermelhos (causando anemia) e calcitriol (vitamina D ativa), afetando o crescimento infantil e a manutenção dos ossos em adultos.

Sinais e sintomas

Os sinais e os sintomas variam com o estágio da doença. Caso apresente um ou mais dos citados a seguir, é recomendável procurar um(a) médico(a):

  • Dor na parte inferior das costas;
  • Pressão alta;
  • Tosse com sangue;
  • Quantidade reduzida de urina;
  • Urina com coloração escura e cheiro forte; e
  • Inchaço nas pernas, nos tornozelos e nos pés.


BR-NON-00163 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.