Entenda como os DIUs funcionam

Postado em 18/06/2020

DIU

Os dispositivos intrauterinos (DIUs) são um tipo de método contraceptivo de longa duração. Esses dispositivos de plástico têm formato de “T” e são inseridos cirurgicamente no útero por um(a) médico(a). O procedimento de inserção geralmente é rápido, mas necessita de anestesia local. Existem dois tipos de DIU:

DIU de cobre: o plástico é recoberto por cobre. A liberação de pequenas quantidades de cobre torna o útero um ambiente hostil para os espermatozoides, matando-os ou diminuindo sua movimentação, o que dificulta a fecundação.
DIU hormonal: hormônios recobrem o plástico. Com eles, há também alteração do muco cervical e da cavidade uterina, criando uma barreira adicional à passagem dos espermatozoides. Em alguns casos, eles também inibem a ovulação.

Eficácia

Não existem métodos contraceptivos 100% eficazes, porém, a taxa de falha dos DIUs é muito baixa. A eficácia média do DIU de cobre é de 97% e do hormonal de 99,7%.

A inserção pode causar poucos, mas significativos efeitos colaterais como dor pélvica, alterações no sangramento (frequência e volume), cólicas, corrimentos e aumento do risco de ocorrência de infecções vaginais. A alteração na frequência das menstruações ocorre, geralmente, nos três primeiros meses.

Efeitos colaterais




BR-NON-00022 PRODUZIDO EM JULHO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.