Substância gordurosa fundamental para o funcionamento do organismo, quando acontece um desequilíbrio e os níveis de colesterol ruim ficam muito altos, diversos problemas de saúde podem surgir, entre eles as doenças cardíacas. O colesterol alto hoje é responsável por 2,4 milhões de mortes, além de causar um terço das doenças cardíacas no mundo, daí a importância de manter uma vida equilibrada e realizar exames com frequência. No entanto, antes de tudo é preciso entender os tipos de colesterol.

Entenda antes de tudo os tipos de colesterol

  • Colesterol HDL – conhecido popularmente como “bom colesterol”, ele é responsável por transportar as gorduras de dentro das artérias até o fígado, de onde serão eliminadas do organismo.
  • Colesterol LDL – conhecido como “mau colesterol”, quando em níveis mais altos, o LDL pode se acumular nas artérias e bloqueá-las, impedindo a passagem de sangue e causando uma série de complicações.
  • Colesterol VLDL – é um tipo de colesterol que transporta mais triglicérides (outro tipo de gordura presente no sangue) do que colesterol. Os níveis mais altos de VLDL podem causar acúmulo de gordura nas artérias, o que também aumenta os riscos de doenças cardíacas.

Colesterol alto pode causar diversas complicações. Você sabe quais?

O colesterol alto pode causar algumas doenças e complicações, e é um fator de risco para doenças cardiovasculares, já que o LDL pode acarretar a aterosclerose, um acúmulo de gordura nas paredes das artérias que dificulta a passagem do sangue e a irrigação do coração. Porém, este acúmulo de gordura nas artérias também pode acarretar outras doenças derivadas, tais como:

  • AVC – Acidente Vascular Cerebral;
  • Infarto;
  • Pressão Alta;
  • Entupimento de veias e artérias;
  • Insuficiência Cardíaca.

Fatores de risco do colesterol

Se podemos diminuir as chances de desenvolver colesterol alto adotando um estilo de vida saudável e evitando os fatores controláveis, outras condições simplesmente não conseguimos ter controle, tais como idade, etnia e herança genética. Saiba quais são eles abaixo:

Fatores controláveis

Obesidade; tabagismo; sedentarismo; maus hábitos alimentares; pressão alta;, diabetes.

Fatores não controláveis

Idade e sexo – o risco de ter colesterol alto aumenta com a idade, inclusive em mulheres após a menopausa;

Etnia – pessoas negras e asiáticas têm mais chances de ter colesterol alto;

Histórico familiar – os níveis de colesterol no sangue podem ser mais altos também por fatores genéticos.

Como evitar as doenças derivadas do colesterol alto

No corpo humano tudo está interligado. Por isto, o controle do colesterol é essencial para a saúde do coração, da pressão e para evitar um possível desenvolvimento da diabetes. E apesar dos fatores de risco não controláveis, o aparecimento do colesterol alto depende, basicamente, do estilo de vida que levamos. Não se esqueça que o colesterol alto é um problema silencioso, muitas vezes sem sintomas e sinais. 

Pratique exercícios físicos; tenha uma alimentação saudável com mais frutas, verduras e legumes, além de evitar alimentos gordurosos, com muito sal, açúcar em excesso e frituras; acompanhe os níveis de colesterol regularmente e pare de fumar o quanto antes. O cigarro, além de tudo, pode causar uma série de doenças, como série de outras doenças, como o câncer de pulmão.

BR-NON-00487 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.