Um dos reflexos mais evidentes da vida cada vez mais acelerada de hoje, é que as pessoas nunca tiveram tantos distúrbios mentais. Entre trabalho, pagar as contas, casa, família, filhos e autocuidado, muitas vezes nos deixamos engolir pelas inúmeras outras demandas, e esquecemos de uma coisa fundamental: cuidar da saúde mental.

Mas afinal, o que é saúde mental?

O que é saúde mental

Por mais que muita gente considere que saúde mental é a ausência de transtornos ou enfermidades mentais, o conceito é muito mais abrangente que isso.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio no qual vive, ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.

Em outras palavras, ter saúde mental significa conseguir atravessar os diferentes períodos da vida de forma equilibrada, se sentindo confortável na posição em que está.

Saúde mental em tempos de pandemia

Se antes da pandemia, distúrbios de ansiedade e depressão já eram considerados as doenças mais incapacitantes do século, a situação agora é ainda mais intrincada.

Afinal, em tempos de pandemia muitas certezas foram água abaixo e no lugar delas, as incertezas chegaram. Pessoas perderam seus empregos, empresas faliram, escolas fecharam.

As pessoas foram obrigadas a se reinventar e, frente à tantas incertezas, quem corre risco é a saúde mental. No entanto, se ainda existe um tabu imenso em relação a este tema, nunca se falou tanto sobre a importância de cuidar da saúde mental, por isso, separamos umas dicas:

Dicas de como cuidar da saúde mental

  • Pratique atividades físicas

Quem disse que praticar exercício faz bem apenas ao corpo? Além de todos os benefícios físicos que nós já conhecemos, praticar atividades físicas é essencial para nos ajudar a refletir, rever alguns conceitos e prioridades e, sobretudo, canalizar toda a energia, que caso contrário pode virar estresse.

  • Priorize o seu sono

Nem todo mundo precisa de 8 horas de sono, mas todo mundo precisa de uma boa noite de sono para dar conta do dia seguinte e ter isso como prioridade muda tudo. Isto sem contar que a falta de sono faz o cérebro fabricar cortisol, que é o hormônio do estresse, a memória começa a falhar, engordamos. Dormir é essencial!

  • Cuide da alimentação

Somos o que comemos, portanto, é preciso estar atento ao que você anda comendo. A boa alimentação não garante apenas a boa saúde, como mais conexão com o próprio alimento. Existe coisa mais gostosa que preparar uma refeição especial ao lado de quem a gente ama?

  • Faça pausas

Com a pandemia, muita gente passou a trabalhar remotamente e, apesar do home office oferecer inúmeras vantagens, ele também pode representar um risco enorme: o de confundir a vida pessoal com a profissional e a de não fazer pausas. Diferente do escritório, em que as pessoas fazem pausas para almoçar e para tomar café, em casa é difícil deixar o computador e pensar em outra coisa. No entanto, este hábito é essencial. Liberte-se do estigma de que você precisa estar o tempo todo produzindo! Descansar é preciso.

  • Tenha um hobbie

Sabe aquela atividade que representa um compromisso com você mesmo? Não importa se ela é produtiva ou se ela irá render dinheiro ou não. Que seja fazer crochê, pintar ou passear com o cachorro, separe um tempo para fazer uma coisa que você gosta, apenas pelo prazer de estar fazendo isso. Isto se chama autocuidado.

Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/saudemental/

https://beecorp.com.br/blog/dicas-de-saude-mental/

BR-NON-00726

BR-NON-00726 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.