O que é diabetes?
O diabetes é uma doença metabólica, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue devido à falta ou resistência à insulina. E o problema é que isto pode ser um gatilho para que a pessoa venha a desenvolver outras complicações médicas graves.
Quais as principais causas?
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A causa do diabetes ainda é desconhecida, portanto a melhor forma de preveni-la é mantendo um estilo de vida saudável, através da alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e o estresse.
O que é depressão?
A depressão é um transtorno emocional/psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas apresentam diferentes tipos de depressão em todo o mundo, o que a caracteriza como uma das doenças mais incapacitantes da realidade. É importante ressaltar que a tristeza é normal. Mas quando não conseguimos gerir as emoções e perdemos a força para continuar vivendo, significa que estamos com depressão. Por isto é muito importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, dificuldades econômicas.
Quais as principais causas?

A depressão pode afetar absolutamente qualquer pessoa, mesmo que aparenta ter tudo e ser feliz. No entanto, alguns fatores podem desempenhar um papel importante, como:
- Bioquímica cerebral: Diferenças em certas substâncias químicas no cérebro podem contribuir para os sintomas;
- Genética: Estudos mostram que se parentes próximos já tiveram depressão, nós temos mais chances de vir desenvolver a doença;
- Fatores ambientais: A exposição contínua à violência, negligência, abuso ou pobreza pode tornar algumas pessoas mais vulneráveis à depressão, assim como estresse em excesso;
- Doenças: Doenças como fibromialgia, disfunções hormonais, problemas na tireóide e até mesmo algumas dores crônicas podem ser gatilho para a depressão.
Como tratar a depressão?
A doença exige acompanhamento médico sistemático, sendo que em casos mais graves é necessário o uso de antidepressivos, que têm o objetivo de tirar a pessoa da crise. Em algumas pessoas, o tratamento para a depressão também exige a associação de outras classes de medicamentos, como os ansiolíticos e os antipsicóticos.
Quais os sintomas similares?
Apesar de não parecer à primeira vista, a depressão e a diabetes possuem algumas correlações. A depressão tem impacto nocivo sobre o controle glicêmico e a diabetes mal controlada acaba por intensificar os sintomas depressivos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, “A prevalência da depressão em pacientes com diabetes é o dobro se comparada às pessoas saudáveis, sendo mais frequente em quadros do tipo 2. Cerca de 30% das pessoas com diabetes apresentam algum grau de depressão”.
Mas afinal, esta relação é de causa ou consequência? Para especialistas, a depressão pode afetar negativamente o controle glicêmico das pessoas com diabetes ou ser fator desencadeante desse descontrole, por isto é importante olhar com cuidado para as duas doenças.
A diabetes causa depressão?
Não é que a diabetes causa depressão, mas as inúmeras restrições alimentares, dependendo do grau da diabetes, podem deixar o indivíduo um tanto deprimido. Além disto, a depressão pode afetar a capacidade da pessoa lidar com a doença, cumprir um plano alimentar correto, praticar exercícios e respeitar as adequações no estilo de vida.
Como lidar com as duas doenças ao mesmo tempo?
O tratamento muda conforme o caso, de acordo com as características individuais de cada pessoa. Além de ser necessário um cuidado extra com a escolha dos medicamentos, para que eles não interfiram na outra doença, é preciso saber lidar com as mudanças no estilo de vida. Uma das melhores maneiras de lidar com elas, é com a prática regular de exercícios físicos. Uma vida equilibrada não somente ajuda a tratar uma série de problemas de saúde, assim como evitar outros.
BR-NON-00621 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS