Conheça os sinais e os sintomas do sarampo

Postado em 05/12/2019

Criança e um urso

Recentemente foi registrado um surto de sarampo no Brasil. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e extremamente contagiosa. O contágio ocorre de pessoa a pessoa, pelas vias aéreas, ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. Assim como outras doenças que se disseminam pelas vias respiratórias, a transmissão do sarampo é mais comum durante o inverno.

Prevenção

A única forma de prevenir o sarampo é através da vacinação. A vacina é eficaz em, aproximadamente, 97% dos casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a vacina deve ser aplicada em duas doses: uma dose, a partir do 12º mês de vida da criança e uma segunda, entre os 15 e 24 meses. Os adultos que não foram vacinados devem tomar a vacina, exceto os imunodeprimidos e as mulheres grávidas.

Sinais e sintomas

  • Febre;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de koplik); e
  • Manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que, em seguida, espalham-se pelo corpo.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos visam o desconforto causado pelos sintomas da doença. Recomenda-se:

  • Repousar;
  • Ingerir bastante líquido; e
  • Comer alimentos leves.


BR-NON-00074 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.