A vida se divide em diferentes fases. Após a conclusão dos estudos e a conquista do emprego certo, vem o alcance da estabilidade financeira e a compra do imóvel desejado. E, então, muitos casais se sentem prontos para constituir uma nova família.

Embora envolto em emoções e expectativas positivas, o desejo de ter um bebê deve ser seguido de muita reflexão e planejamento financeiro — especialmente quando envolve a chegada do primeiro filho.

Mas, e aí? Será que é possível se preparar de verdade para esse momento tão especial? Acompanhe as informações deste post e descubra!

O que você precisa pensar antes de formar uma família?

Toda gestação — planejada ou não — traz diversas transformações. E mesmo tendo uma noção do quanto esse processo pode ser desafiador, uma pessoa só vai descobrir as reais dificuldades e vantagens de ser pai ou mãe quando vivenciar tudo de perto.

Muitos se perguntam: como serão meus filhos? Apesar de não poder prever com quem eles se parecerão (se com a mãe ou com o pai) ou o que acontecerá durante a chegada de um filho, o casal pode ter uma noção ao refletir sobre o assunto. Veja, a seguir, o que considerar:

Um filho muda a rotina do casal para sempre

Sim, aquela afirmação de que filho é compromisso para a vida toda nunca deixou de ser verdade. Pode parecer óbvio, mas muita gente esquece disso no momento em que pensa sobre a possibilidade de aumentar a família.

Entre as experiências da fase adulta, criar um bebê é a que mais demanda tempo e dedicação; afinal, trata-se de uma nova vida. O casal precisa ter certeza de que fez tudo o que gostaria para abrir mão de algumas mordomias e enfrentar uma rotina bem diferente.

As despesas aumentam consideravelmente

Os custos necessários para a criação de um filho podem variar de acordo com alguns fatores, como renda familiar, região, padrão de vida e prioridades da família. Ainda assim, todo casal perceberá um aumento considerável das despesas.

Os gastos extras surgem a partir do momento em que os pais descobrem a gestação e se estendem até a fase adulta do filho. Dado o longo período, é crucial se planejar financeiramente para manter a qualidade de vida e encarar eventuais dificuldades.

Curtir a gestação é tão importante quanto planejar

Muitos pais se arrependem de não ter curtido o momento da gravidez como deveriam. Isso acontece quando há um excesso de preocupação com as mudanças que se aproximam, pensamento que acaba ocupando um bom tempo da rotina diária.

Ainda que entendam a importância do planejamento, pai e mãe também devem dedicar alguns períodos do dia para aproveitar a gravidez juntos. Essa aproximação sempre será benéfica porque ajuda o casal a encarar as próximas fases com tranquilidade.

Como se preparar para a chegada do primeiro filho?

Depois de refletir e ter certeza de que é a hora de ter um filho, a família já pode começar os preparativos para a chegada do bebê. Esse processo deve estar focado na economia de recursos para que problemas financeiros não se tornem recorrentes na rotina do casal. Logo mais, você confere dicas importantes para colocar em prática:

  • Cortar despesas
  • Criar um fundo de reserva
  • Fazer um plano de saúde com antecedência
  • Anotar tudo em uma planilha
  • Contar com amigos e familiares

Qual o lugar ideal para viver com sua família?

O local de moradia é outro ponto que merece destaque dentro do planejamento familiar. Você já parou para pensar se o endereço onde reside atualmente é adequado para criar um filho? Antes de responder a essa pergunta, veja algumas características que definem o lugar ideal para começar uma família:

  • Região segura
  • Bairro com boa estrutura
  • Proximidade com escolas e hospitais
  • Moradia com lazer

Toda criança gosta de se divertir na companhia dos pais, mas isso não é possível sem o acesso a locais próprios para as brincadeiras. 

Como preparar a casa para as mudanças?

Independentemente do tamanho, toda casa deve ser adaptada para receber um recém-nascido. Pensando nisso, separamos algumas dicas que servem tanto para quem vai reformar quanto para quem pretende decorar e mobiliar um novo imóvel do zero.

Acompanhe e saiba como ter sucesso nessa etapa:

  • Busque inspiração
  • Monte uma lista de necessidades
  • Tire as medidas dos cômodos
  • Defina um orçamento para a reforma
  • Faça as adaptações necessárias
  • Pense em cada ambiente

E aí, estão preparados para esse momento?

BR-NON-00916

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.