Como é feita a doação de medula óssea

Postado em 19/09/2019

ilustração coração

O transplante de medula óssea é o tratamento indicado para diversas doenças relacionadas a produção de células sanguíneas ou deficiências imunológicas. Há duas formas de fazer o transplante: via autotransplante, quando são transplantadas células-tronco do próprio paciente; e de maneira alogênica, quando o paciente recebe as células de um doador.

Quando o transplante alogênico é necessário, geralmente, busca-se um doador compatível na família, mas infelizmente ele é encontrado em apenas um quarto dos casos.

Quando um familiar compatível não é encontrado, um doador deve ser localizado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Atualmente, há mais de 4 milhões de voluntários cadastrados, porém a chance de encontrar um doador é de, aproximadamente, 1 a cada 100 mil pessoas. Por isso, a conscientização sobre a doação é tão importante.

Para realizar a doação alogênica, o interessado deve se dirigir a um hemocentro e realizar seu cadastro. Serão retirados 10 mL de sangue para realizar a tipagem dos glóbulos brancos e avaliar a compatibilidade do doador com pacientes que precisam do transplante. Caso seja identificada a compatibilidade com algum paciente, o doador é convocado para realizar novos testes sanguíneos para confirmação.

O procedimento de doação é feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. A medula é retirada através de punções do interior dos ossos da bacia. O procedimento demora cerca de 90 minutos e a medula do doador está recuperada em 15 dias. Um desconforto localizado pode ser relatado pelo doador nos 3 primeiros dias após a doação.

Outro procedimento para a doação é a coleta por aférese. Nesse caso, o doador toma uma medicação por 5 dias para aumentar a quantidade de células-tronco circulando em seu sangue. Então, uma máquina de aférese coleta o sangue do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos sanguíneos que não são necessários para o paciente receptor. Não é necessário que o doador fique internado ou receba anestesia.

A doação é um ato de amor e pode salvar vidas, podemos contribuir com o tratamento de muitos pacientes.



BR-NON-00048 PRODUZIDO EM AGOSTO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.