Amar pode fazer bem a saúde

Postado em 09/06/2020

casal na balança do parque

Estar apaixonado(a) e dividir a vida com alguém faz seu corpo produzir hormônios que causam felicidade, prazer e melhoram o bom humor. Uma vida a dois melhora o acesso à saúde, gera uma vida sexual mais satisfatória, diminui o estresse e pode resultar em um estilo de vida mais saudável, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e até depressão.

Além da sensação de “estar nas nuvens” que a paixão proporciona, a produção de dopamina, o hormônio associado à recompensa e ao bem-estar, aumenta e intensifica o bom humor. Além disso, quando estamos apaixonados(as) a produção do hormônio responsável pelo estresse, o cortisol, também aumenta. Isso acontece apenas nas primeiras fases do relacionamento e está diretamente relacionado à expectativa de sucesso do relacionamento.

É possível perceber fisicamente o efeito da paixão. Nas mulheres, a alta produção do estrogênio afeta positivamente a aparência dos cabelos, da pele e das unhas, uma estratégia do organismo para tornar a parceira ainda mais atraente. Já nos homens, a testosterona causa excitação e deixa a virilidade mais aparente.

As boas noites de sono são outro benefício de se estar apaixonado. Além do prazer de dividir a cama com alguém, dormir acompanhado pode diminuir a ocorrência de pesadelos. Níveis elevados de serotonina ajudam a regular o sono, o bom humor, o apetite e até o ritmo cardíaco.

Estudos indicam que a paixão pode até viciar. Os níveis de dopamina liberados durante uma relação sexual, por exemplo, causam sensações parecidas com as geradas pelo consumo de certas drogas.




BR-NON-00022 PRODUZIDO EM JULHO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.