Ácido úrico e artrite gotosa

Postado em 29/02/2020

Homem com a mao no tornozelo

O ácido úrico é uma substância gerada naturalmente pelo organismo no processo de quebra de moléculas de purina, encontrada principalmente em alimentos como carnes vermelhas, peixes, frutos do mar, leite e derivados, e até em bebidas alcoólicas como a cerveja. Problemas na eliminação renal ou a produção excessiva podem causar hiperuricemia e formar pequenos cristais com forma de agulha.

Esses cristais se depositam em diferentes partes do organismo, principalmente nas articulações dos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos do pé), sob a pele e nos rins, causando artrite gotosa, popularmente conhecida como gota.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas do acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações são:

  • Dor e inchaço;
  • Dificuldade para se movimentar;
  • Vermelhidão e febre na região inflamada;
  • Deformação.

Prevenção

Recomenda-se limitar o consumo de alimentos ricos em proteína, praticar regularmente atividades físicas e controlar o peso.




BR-NON-00156 PRODUZIDO EM JANEIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.