A gravidez na adolescência pode causar problemas físicos, psicológicos e sociais

Postado em 20/02/2020

mulher grávida

De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), no Brasil, 16% de todos os nascidos em 2016 eram filhos de mães adolescentes (entre 15 e 19 anos de idade). Essa taxa alarmante supera a média mundial e é resultado da combinação de diferentes fatores, como o início da vida sexual cada vez mais cedo e a falta de educação sexual adequada. Apesar do acesso a muitas informações sobre os diferentes métodos contraceptivos, os adolescentes os usam de forma inadequada ou os abandonam por questões pessoais.

Problemas físicos, psicológicos e sociais estão associados a uma gravidez precoce. As dúvidas e o medo fazem com que a maioria das adolescentes tente esconder a gravidez da família e/ou do parceiro, atrasando o início do acompanhamento pré-natal e aumentando o risco de:

  • Elevação da pressão arterial (pré-eclâmpsia ou eclâmpsia);
  • Parto prematuro;
  • Crises convulsivas;
  • Bebê com baixo peso ao nascer ou subnutrido;
  • Morte materna;
  • Aborto espontâneo.

Dificilmente as mães adolescentes conseguem conciliar os estudos e entrar no mercado de trabalho. A exclusão social e as dificuldades financeiras perpetuam um ciclo de pobreza e aumentam a incidência de depressão pós-parto e rejeição do bebê, tornando a gravidez precoce um importante problema de saúde pública.




BR-NON-00156 PRODUZIDO EM JANEIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.  

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

casal-correndo

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.