Certos alimentos podem aliviar os sintomas da menopausa

Postado em 23/04/2020

Certos alimentos podem aliviar os sintomas da menopausa

A menopausa está relacionada com a interrupção do ciclo menstrual que ocorre entre os 40 e 55 anos de idade. Isso causa sinais e sintomas desconfortáveis como:

  • Ondas de calor, conhecidas popularmente como fogachos;
  • Suor noturno;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Diminuição da atenção e da memória.

Para controlar esses sinais e sintomas é possível recorrer a medicamentos, mas o consumo de certos alimentos também pode ser bastante benéfico. Confira abaixo:

Soja

Soja

A soja é um alimento rico em isoflavona, um fitoestrogênio que pode reproduzir as características do estrogênio. O consumo desse grão e de alimentos produzidos a partir dele ajuda a reduzir o colesterol LDL e as ondas de calor causadas pela menopausa.

Magnésio

Magnésio

Esse nutriente pode ser encontrado em peixes como a sardinha e em sementes oleaginosas, cereais integrais, grãos e cenouras. O magnésio está relacionado com o bom humor, pois auxilia na manutenção e na produção de neurotransmissores como a serotonina, no controle da absorção e da liberação de cálcio e vitamina D, e no relaxamento muscular.

Cálcio

Cálcio

O cálcio é importante para a manutenção da massa óssea e a contração muscular. Durante a menopausa, a queda na produção de estrogênio pode causar osteopenia, uma redução na densidade óssea. Alimentos como leite e seus derivados, vegetais verdes-escuros, lichia, sardinha e castanha-do-pará são ricos em cálcio.




BR-NON-00168 PRODUZIDO EM MARÇO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde. Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.
prato-de-salmão

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui

É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.