Postado em 26/03/2020

Benefícios de uma alimentação saudável na terceira idade

Manter bom hábitos alimentares, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, e praticar atividades físicas regularmente durante a juventude são condutas essenciais para garantir um envelhecimento saudável. Além disso, na terceira idade, alguns nutrientes específicos se tornam mais necessários, devido a alterações no organismo resultantes do envelhecimento. São características do envelhecimento do organismo:

  • Sarcopenia. A perda de massa muscular é uma característica do processo de envelhecimento. Essa perda causa diminuição da força e problemas de equilíbrio, o que aumenta as chances de queda e fraturas;
  • Imunidade mais baixa. Alterações nas funções hormonais e no metabolismo energético afetam a absorção correta dos nutrientes ingeridos. Essa disfunção nutricional causa mau funcionamento do sistema imunológico, deixando o indivíduo mais suscetível a doenças, que se não tratadas corretamente, podem se agravar.
  • Problemas digestivos. A produção de saliva diminui com o envelhecimento e o estômago deixa de produzir a quantidade necessária de ácidos para a digestão.

3 nutrientes importantes e suas fontes

Cálcio

Cálcio. Importante nutriente para a formação, desenvolvimento e recuperação dos ossos e dos dentes. O cálcio também atua na contração e no relaxamento da musculatura, inclusive do coração. O consumo desse nutriente pode prevenir e tratar a osteoporose, uma doença que diminui a densidade dos ossos e aumenta as chances de fraturas. O cálcio pode ser encontrado em alimentos como:

  • Peixes;
  • Leite e seus derivados; e
  • Verduras de coloração verde-escura.
Vitamina D

Vitamina D. Esse hormônio é produzido pelo organismo quando estamos expostos a raios solares. Recomenda-se que as pessoas de pele clara fiquem expostas de 5 a 30 minutos por dia, e as de pele morena ou negra, de 45 a 60 minutos por dia. Para que o corpo realize a absorção correta desse nutriente, é importante que os níveis de cálcio e fósforo também estejam adequados no organismo. A suplementação alimentar de vitamina D é capaz de fornecer apenas 20% da quantidade necessária para o organismo. São fontes dessa vitamina:

  • Peixes de água salgada, como a sardinha e o salmão;
  • Cogumelos secos;
  • Ovos; e
  • Leite e seus derivados.
Zinco

Zinco. Esse mineral é importante para diversas funções do organismo. O zinco auxilia na produção de energia, no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de anticorpos e na preservação dos sentidos como o paladar, a visão e o olfato. As principais fontes de zinco são:

  • Carnes vermelhas, principalmente o fígado bovino;
  • Grãos integrais; e
  • Castanhas.


BR-NON-00163 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde. Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.
prato-de-salmão

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.