Postado em 23/06/2020

5 alimentos que podem ajudar a combater o intestino solto

O aumento dos gases e da frequência das evacuações pode ser ocasionado por diversos fatores. Recomenda-se o acompanhamento de um(a) médico(a) para investigar as causas. São sintomas desse quadro:

  • Evacuação igual ou maior a 3 vezes ao dia;
  • Fezes semipastosas ou líquidas;
  • Cólicas abdominais;
  • Falta de controle de evacuações.

Os sintomas não devem persistir por mais de 3 dias. No caso de períodos mais longos, sangramentos, dores retais ou febre procure ajuda médica. Nesse período, evite alimentos gordurosos e condimentados que podem irritar o intestino e atrapalhar o tratamento. Evite também carnes malpassadas e frutos do mar, que podem conter bactérias e causar infecções intestinais.

Dicas

A maçã é uma boa fonte de pectina, substância que ajuda na redução dos sintomas e regula o fluxo intestinal.

Quando se está com diarreia é importante aumentar o consumo de água, pois o aumento na frequência das evacuações faz com que o corpo perca mais líquidos e nutrientes. Recomenda-se também o consumo de água de coco, bebidas isotônicas e soro caseiro.

Assim como a maçã, a banana é rica em pectina, que ajuda na absorção de líquidos no intestino, tornando as fezes mais sólidas. Bananas também são ricas em nutrientes como o potássio e o magnésio.

O arroz integral é rico em proteínas do complexo B que não são produzidas pelo organismo e podem ser eliminadas em quadros de diarreia. O consumo desse cereal pode ajudar na digestão e tornar o bolo fecal mais sólido.

As carnes são uma importante fonte de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, que ajudam no fortalecimento da imunidade e contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal.




BR-NON-00022 PRODUZIDO EM JULHO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.