A alimentação saudável está cada vez mais em pauta e as pessoas estão valorizando cada vez mais esta prática, grande aliada da saúde física. No entanto, algumas pessoas confundem, achando que uma alimentação saudável representa uma dieta restritiva e sem sabor, o que não é verdade. Uma alimentação saudável é aquela que garante que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa e ela é baseada sobretudo em: qualidade dos ingredientes, equilíbrio e quantidade.
Vantagens da alimentação saudável
Entre os principais problemas de saúde relacionados com a má alimentação, estão a obesidade, a diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. Por isto, investir em uma boa alimentação, cozinhar o seu próprio alimento e priorizar as refeições é chave para que você consiga, finalmente, dizer que segue uma alimentação saudável. Veja abaixo 10 passos:
- Faça um prato colorido
Uma das regras mais importantes da alimentação saudável é que, quanto mais colorido for o seu prato, melhor ele será em termos de saúde. E para isto, é preciso comer frutas, verduras, salada e legumes. De preferência, em todas as refeições!
- Beba água
Você sabe quantos litros de água que bebe diariamente? Porque o mínimo ideal são 2 litros. Hidratar-se é fundamental para o bom funcionamento do organismo, tenha sempre uma garrafinha d’água em mãos.
- Evite industrializados
De vez em quando você vai ter vontade de comer pão com presunto ou batatinha frita, o problema é quando passamos a comer todos os dias. Alimentos industrializados são ricos em sódio e aditivos químicos e não fazem bem à saúde, evite ao máximo!
- Coma proteínas vegetais
Proteínas vegetais como soja, feijão, lentilha, grão de bico e quinoa são extremamente nutritivas e saudáveis. O ideal é comer todos os dias.
- Evite o consumo de óleos vegetais
Os óleos vegetais são ricos em gorduras poli insaturadas, que oxidam facilmente. e o processo está relacionado ao aumento do risco de diabetes e doenças como o colesterol. Dê preferência ao azeite extra virgem.
- Prefira os grãos integrais
É muito importante incluir carboidratos e cereais na dieta, como arroz, milho, trigo, pães e massas, mas dê preferência aos grãos integrais. Ao contrário do que muita gente pensa, carboidratos são extremamente importantes na dieta, já que são fonte de energia e fornecem proteína, vitaminas e minerais. No entanto, a versão integral oferece mais fibras e nutrientes e possui índice glicêmico mais baixo.
- Diminua o sal
O sal pode até das mais sabor aos alimentos, mas também é responsável pelo aumento da pressão arterial, retenção de líquidos, sobrecarregar os rins e, até mesmo impedir a absorção de cálcio, comprometendo a saúde dos ossos.
- Conheça a pirâmide alimentar brasileira e faça uso dela
Você já ouviu falar na pirâmide alimentar brasileira? De acordo com ela você deve ingerir 6 porções ao dia de carboidratos, como pães, arroz, batata, mandioca e outros, 3 porções de legumes e verduras, 3 de frutas, 3 de laticínios, como queijos, leite e iogurte, uma de carnes e ovos, uma de feijão e outras leguminosas e apenas uma de óleos, outras gorduras e açúcares.
- Evite os alimentos ricos em açúcar
Refrigerantes, bolos, chocolates, biscoitos e balas devem estar presentes apenas em ocasiões especiais. O excesso de açúcar, além de engordar impacta o aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, doenças cardíacas, colesterol e até mesmo a insônia, de acordo com o Ministério da Saúde.
- Prefira a marmita do que comer fora
Preparar o próprio alimento é mais do que autocuidado e conexão, é saber exatamente o que você está comendo. Sabemos que na correria do cotidiano, muitas vezes falta tempo, por isto acabamos comendo na rua. Porém, por melhor que um restaurante seja, ele nunca terá o cuidado que você mesmo tem com você!
BR-NON-00762 PRODUZIDO NOVEMBRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/alimentacao-saudavel.htm
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/20643-alimentacao-saudavel