Fale Conosco / Siga-nos

Praticar atividades físicas: um hábito saudável

Os exercícios físicos devem fazer parte de uma rotina saudável de pessoas de todas as idades

Comer, beber e dormir, não é possível imaginar a vida sem essas atividades. Tão importante quanto elas, é a prática de exercícios físicos, que deve fazer parte de uma rotina saudável de pessoas de todas as idades. É preciso lutar contra a preguiça e a falta de tempo e criar espaço na sua agenda para esses momentos, nos quais o foco estará apenas em você e na sua saúde.

Confira algumas dicas para tornar a atividade física um prazer diário:

 

  • Se você é sedentário, comece aos poucos. Com a prática, o seu corpo vai se acostumando e você poderá aumentar o tempo, a frequência e a intensidade dos exercícios.

 

  • Mantenha a regularidade. Exercite-se pelo menos três dias por semana, de forma alternada e, quando possível, aumente para quatro ou cinco dias, sempre respeitando os seus limites.

 

  • Vá devagar. Comece com pelo menos 20 minutos diários de exercícios e, gradualmente, aumente-os de acordo com a melhora do seu condicionamento físico. Uma hora por dia é a duração ideal para se manter uma rotina saudável.

 

  • Exercite-se com pessoas de quem você gosta. Além de ser mais divertido, um apoia o outro e fica mais fácil continuar. Compartilhar os progressos e a superação vai ser motivo de muita alegria.

 

  • Não caia na monotonia. Se você acha que pode se entediar fazendo sempre a mesma atividade, procure alternar os exercícios. Você pode caminhar, andar de bicicleta, pular corda, praticar ioga, entre outros. Além de sua agenda ficar bem dinâmica, você trabalha grupos musculares diferentes a cada atividade.

 

  • Não se esqueça de hidratar-se. As atividades físicas estimulam a transpiração e a perda de água do corpo. Por isso, é muito importante repor os líquidos o mais rápido possível. Carregue sempre com você uma garrafinha de água fresca e beba em intervalos regulares.

 

  • Caminhe. O esporte mais fácil e democrático para começar a praticar é a caminhada. Você pode caminhar em qualquer lugar: na esteira, na rua, na praia, no parque, onde preferir. Basta calçar um tênis adequado e dar o primeiro passo.

 

  • Alongue-se. O alongamento muscular deve ser feito antes de qualquer exercício físico, pois aquece a musculatura e aumenta a flexibilidade. Além disso, ele previne as lesões, proporciona mais agilidade, promove a circulação sanguínea e melhora os movimentos. Também é importante alongar-se após as atividades físicas, pois isso também ajuda a estender os músculos e a evitar dores.

 

  • Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer atividade. Apenas ele pode verificar se você está apto a realizar exercícios e a fazer esforço físico.

 

  • Cuide da sua alimentação. O seu bom desempenho também depende dela. Antes de se exercitar, consuma alimentos leves, mas que garantam a energia de que você irá precisar.

 

Fazer pouco é melhor do que não fazer nada. Se realizados corretamente, os exercícios físicos trazem resultados em pouco tempo, como a melhora do condicionamento físico e do tônus muscular, a redução do estresse, a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, a melhora da disposição, a redução do peso e a melhora do humor. O que você está esperando para começar?

 

CORP-1162377-0020 PRODUZIDO EM ABRIL/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS