Fale Conosco / Siga-nos

Cuide das suas articulações

Com o avançar da idade e alguns maus hábitos, as articulações podem sofrer desgastes e danos mais sérios que podem levar à artrite

As articulações, também conhecidas como “juntas”, são as conexões que existem entre os ossos. Elas participam de quase todos os movimentos do corpo, dos mais simples aos mais complexos. Normalmente, não prestamos muita atenção a elas, porém, quando elas provocam dores, percebemos o quanto são importantes e precisam estar saudáveis.

Com o avançar da idade e alguns maus hábitos, como sentar de forma errada ou carregar muito peso, as articulações podem sofrer desgastes e danos mais sérios que podem levar à artrite. Confira 8 dicas para lhe ajudar a cuidar da saúde das articulações da melhor maneira possível:

  • Vigie o seu peso. O excesso de peso tende a sobrecarregar os joelhos, os quadris e as costas, pois eles suportam o corpo inteiro.
  • Faça exercícios. Além de ajudar a perder peso, os exercícios fortalecem os músculos que suportam as articulações. Se você tem dores nas articulações, prefira os exercícios de baixo impacto, como natação ou ciclismo.
  • Fortaleça o centro do seu corpo. Ter músculos fortes nas regiões do tórax, das costas e do abdômen ajuda no equilíbrio e a prevenir as quedas, nas quais você pode machucar as suas articulações.
  • Conheça, e respeite os seus limites. Algumas atividades físicas podem causar muito impacto nas articulações, então vá com calma e procure a orientação de um profissional sempre que necessário.
  • Corrija a sua postura. Sentar desalinhado prejudica todas as articulações localizadas entre o pescoço e os joelhos. A postura é importante também na hora de levantar ou carregar peso. Evite colocar objetos pesados sobre um único ombro e, ao levantar algo do chão, dobre os joelhos para não sobrecarregar as costas.
  • Use sempre equipamentos de segurança como capacete, cotoveleira, joelheira etc. Proteja-se quando for praticar alguma atividade que tenha risco de quedas, tais como patinar, andar de bicicleta etc. Os choques podem lesar a cartilagem e também gerar outros tipos de problemas nas articulações.
  • Aplique gelo em caso de dor. O gelo alivia a dor e diminui possíveis inchaços nas articulações, mas nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele. Envolva-o em uma toalha, por exemplo, e não deixe por mais de 20 minutos em contato com a parte dolorida.
  • Alimente-se de forma saudável. As proteínas, o cálcio e a vitamina D são nutrientes importantes para manter os ossos, as articulações e os músculos fortes. Alguns estudos sugerem que a vitamina C e outros antioxidantes também ajudam a manter a saúde das articulações.

 

CORP-1162377-0020 PRODUZIDO EM ABRIL/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS