As necessidades nutritivas especiais da terceira idade

À medida que envelhecemos, o nosso corpo altera as suas necessidades nutricionais

À medida que envelhecemos, o nosso corpo altera as suas necessidades nutricionais. Por isso, para manter a saúde é preciso ingerir uma maior quantidade de certos alimentos, bem como diminuir a ingestão de outros. Entenda melhor os benefícios de alguns nutrientes essenciais para o seu organismo:

Cálcio e vitamina D: com o envelhecimento, as necessidades de cálcio e vitamina D aumentam. Esses dois nutrientes são essenciais para manter os ossos saudáveis. O ideal é ingerir pelo menos três porções de leite ou iogurte desnatados e fortificados com a vitamina D por dia. Outros alimentos ricos em cálcio são, por exemplo, os cereais fortificados, os sucos de frutas e os vegetais de folhas escuras.

Vitamina B12: muitas pessoas com mais de 50 anos de idade não obtêm a quantidade suficiente de vitamina B12 através da alimentação. Porém, essa vitamina é muito importante para a regeneração celular e para a formação das células do sangue. Procure consumir com maior frequência carnes magras, peixes e frutos do mar para aumentar os seus níveis de vitamina B12.

Fibras: aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento das doenças cardíacas, bem como a controlar o ganho de peso e a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2. São alimentos ricos em fibras, por exemplo, os cereais integrais, o feijão e as ervilhas. As frutas e os vegetais também são boas fontes desse nutriente.

Potássio: aumentar o consumo de potássio e reduzir o de sódio pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Entre as fontes de potássio, destacam-se as frutas, os vegetais e o leite e o iogurte desnatados.

 

CORP-1162377-0020 PRODUZIDO EM ABRIL/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS